Fale com a gente

Paraná

Municípios do Oeste garantem casas para famílias em situação de vulnerabilidade social

Publicado

em

Dezesseis municípios do Oeste do Paraná assinaram ontem (04) convênio de casas populares com a Itaipu Binacional e Governo do Estado no Palácio das Araucárias, em Curitiba, por intermédio da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (SEDS).

As 320 casas atenderão famílias em situação de vulnerabilidade social. Os convênios foram assinados pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Vianna, pela secretária da SEDS, Fernanda Richa, e pelos prefeitos e vice-prefeitos dos 16 municípios contemplados. Esta é a primeira parceria firmada entre a Itaipu e a Secretaria da Família. “É uma união de esforços, que já somos acostumados a fazer, e que recebe agora a Itaipu. Além das casas, a empresa desenvolverá com o Estado um projeto para recicladores que auxiliará famílias a se emanciparem”, disse a secretária da pasta, Fernanda Richa.

Entre os gestores presentes no ato, estiveram o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber; de Pato Bragado, Leomar Rohden (Mano); de Palotina, Jucenir Stentzler; de Ouro Verde do Oeste, Aldacir Domingos Pavan; de Boa Vista da Aparecida, Leonir Antunes dos Santos; de São José das Palmeiras, Gilberto Salvador; e o vice-prefeito de Guaíra, Beto Salamanca. O deputado estadual Elio Rusch também prestigiou a solenidade.

 

Primeira etapa

Esta primeira parceria contempla os 16 municípios, sendo 20 casas em cada um deles, com investimento previsto de

R$ 60 milhões, com contrapartida das prefeituras. Os municípios foram elencados pelo índice de desenvolvimento das famílias (IVF), desenvolvido pela Secretaria da Família, que analisa outros fatores além da renda familiar e do índice de desenvolvimento humano (IDH), como condições de habitação.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Vianna, explicou que com o IVF a empresa pôde dimensionar as ações para atender as pessoas que mais precisam. “A secretaria tem os dados e elementos para classificar os municípios. Sem esta parceria esse projeto não seria possível”, afirmou Vianna.

Os municípios beneficiados nessa fase do projeto são Foz do Iguaçu, Guaíra, Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Pato Bragado, São José das Palmeiras, Boa Vista da Aparecida, Toledo, Medianeira, Ouro Verde do Oeste, Matelândia, Terra Roxa, Palotina, São Miguel do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Quedas do Iguaçu.

Em breve, a parceria deve atender a todos os municípios do Oeste.

Copyright © 2017 O Presente