Fale com a gente

Paraná

Paraná registra o maior número de incêndios ambientais em setembro desde 2005

Publicado

em

Uma queimada combatida a cada 13 minutos e 14 segundos. Essa é a média de atendimentos do Corpo de Bombeiros do Paraná, que do início do mês até o começo da tarde desta quarta-feira (27) atendeu a 2.938 incêndios ambientais no estado.

Conforme a base de dados dos Bombeiros, iniciada em 2005, este é o mês de setembro com o maior número de incêndios ambientais que se tem registro no Paraná.

 

Em Maringá, no norte do Paraná, foram registrados dois incêndios em vegetação nesta quarta-feira. No município, neste mês, a média é de uma queimada combatida a cada 5 horas, 26 minutos e 43 segundos.

 

A quantidade em setembro também é a maior desde 2005.

 

O agravante na cidade, e em boa parte do estado, tem sido a falta de chuva. Em Maringá, a última chuva foi em 20 de agosto, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na ocorrência mais grave de quarta-feira na cidade, atendida por volta de 13h, na saída para Paranavaí, no noroeste do Paraná, cinco caminhões dos Bombeiros e da Defesa Civil foram usados para combater o fogo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio atingiu duas áreas de reserva ambiental, em lados opostos da BR-376, e havia risco do fogo atingir casas no entorno e a Associação Indigenista de Maringá (Assindi).

 

Previsão

Conforme o Instituto Simepar, a instabilidade deve aumentar a tarde e a noite na quinta-feira (28) no estado, menos ao norte. Uma frente fria, segundo o instituto, evolui pelo Sul do país e já se aproxima das áreas de divisa com Santa Catarina.

Com isso, o Simepar indica que a chance de chuva aumenta e também o risco de temporais localizados. Entre a sexta-feira (29) e o sábado (30), deve chover em praticamente todas as regiões do Paraná, informa o Simepar.

Com informações G1

Copyright © 2017 O Presente