Copagril
Paraná Agropecuária em alta

PIB do Paraná cresceu 2% em 2017 após três anos de retração

(Foto: Divulgação)

O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 2% em 2017 após três anos de retração, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quinta-feira (14).

O crescimento registrado pelo instituto no estado é superior à média nacional. De acordo com o IBGE, o PIB do Brasil teve alta de 1,3% em 2017.

 

(Foto: Divulgação/IBGE)

Com o resultado, o estado continua sendo a quinta maior economia do país, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Segundo o IBGE, o Paraná representa 6,4% da economia nacional.

No PIB anual per capita – que é a divisão de todos os bens produzidos no estado pelo número de habitantes -, o relatório divulgado nesta quinta-feira coloca o Paraná como o sétimo estado com a maior média do país, com o valor de R$ 37.221,00.

Agropecuária em alta, indústria em queda

De acordo com os dados, a agropecuária foi a principal responsável pela retomada na economia paranaense. O setor apresentou 12% de crescimento em 2017 em relação a 2016.

Segundo o relatório do IBGE, o aumento na produção de grãos no estado no período foi um dos responsáveis pelo resultado. O setor de serviços também registrou aumento. A alta foi de 1,3%, de acordo com o IBGE.

Por outro lado, a indústria no estado continuou apresentando resultados negativos. O setor teve retração de 0,2% em 2017.

Com G1

TOPO