O Paraná deve ter temporais no fim de semana. O alerta é do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). A partir de sexta as condições do tempo voltam a mudar no Estado e na Capital, com a entrada de nova frente fria. No sábado as chuvas a se intensificam e o risco de temporal é elevado. O Paraná já sofreu com chuva forte no final da semana passada.
A instabilidade que chega ao Estado não deve ir embora tão cedo. Conforme a previsão de 15 dias, o tempo fica sujeito a pancadas de chuva até o início do feriado da Padroeira do Brasil, no dia 12 de outubro.
Ontem foi registrada a temperatura mais baixa para um mês de outubro desde 1997 no Paraná, com 3,8°C em Guarapuava e 5,4°C na Lapa. Apesar do frio da manhã, as temperaturas se elevaram de tarde. Apenas no sábado e domingo as temperaturas não devem passar dos 20 graus, segundo previsão do Simepar.
Defesa civil
As chuvas fortes da semana passada atingiram 24 municípios. Dez registraram ocorrência no sistema da Defesa Civil, 1.578 pessoas foram atingidas. Na região de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado, 11 municípios sofreram com o vendaval seguido de chuva. Em Bela Vista da Caroba, mais de 700 pessoas foram atingidas e, em Pato Branco, cerca de 400. Em todo o Estado milhares de unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica.
O pico de desligamentos aconteceu por volta das 23 horas de domingo. A região Oeste foi a mais atingida. As redes elétricas mais prejudicadas pelo temporal foram os dos municípios de Foz do Iguaçu, Pato Branco, Realeza, Vitorino, Itapejara do Oeste, Ampére e Planalto.
Com informações BemParaná