Após confrontos realizados durante protestos em 11 capitais brasileiras no sábado (07), Dia da Independência, terem registrado ao menos 525 manifestantes detidos, 20 pessoas continuavam presas até o início da tarde deste domingo (08). Destes, 15 foram presos em Belo Horizonte, quatro em São Paulo e um no Rio de Janeiro.
As manifestações do dia 7 de Setembro reuniram 17 mil pessoas em todo o país, segundo estimativas. Em 20 de junho, auge dos protestos no Brasil, mais de um milhão de pessoas foram às ruas em todo o país. Apesar de desfiles cívicos terem ocorrido de forma pacífica na maior parte do país, houve confrontos em Salvador, Fortaleza, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Belém, Recife, Rio de Janeiro, Natal, Porto Alegre e São Paulo.
Manifestantes, parte deles encapuzados, depredaram prédios, ônibus, queimaram bandeiras e apedrejaram policiais. A polícia também usou gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral. Em alguns locais, como Porto Alegre e Recife, moradores afirmaram ter visto policiais sem identificação.