Comandantes dos pelotões e destacamentos que integram a 2ª Companhia (Cia) do 19º Batalhão de Polícia Militar se reuniram na manhã desta sexta-feira (06), nas dependências da sede da Cia, em Marechal Cândido Rondon, para tratar de assuntos referentes ao policiamento ostensivo nos municípios de circunscrição da subunidade.
A reunião foi dirigida pelo comandante da Polícia Militar de Marechal Rondon, capitão Valmir de Souza, e teve por objetivo ouvir as necessidades dos comandados, orientar o efetivo sobre os trabalhos em andamento e definir a organização para a ‘Operação Verão’, que será desencadeada no final do ano.
Na ocasião, Souza ressaltou os bons resultados alcançados pelos policiais militares no último trimestre de 2017. Somente neste período foram recuperados 38 veículos, apreendidas 2,9 toneladas de maconha e nove armas. A rápida ação dos policiais militares da 2ª Cia resultou ainda na prisão e encaminhamento de 205 pessoas bem como na apreensão de 36 adolescentes.
Na opinião do comandante, uma série de fatores foi responsável pelos índices positivos apresentados, mas destaca o empenho dos policiais militares em buscar dar uma resposta rápida à comunidade frente aos crimes executados, principalmente nas questões das prisões em flagrantes. “Sabemos que há uma grande incidência de crimes acontecendo, como furtos roubos, mas a resposta da polícia também está sendo muito rápida. As prisões e apreensões feitas nesse terceiro trimestre mostram a atuação dos policiais no combate a esses tipos de delitos”, reforça Souza.
Novas metas
Diante do balanço positivo, novas metas para o próximo trimestre foram elencadas visando a diminuição dos índices de criminalidade na área de atuação da 2ª Cia, que abrange, além do município-sede, Guaíra, Mercedes, Quatro Pontes, Nova Santa Rosa, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Santa Helena, São José das Palmeiras e Diamante D’Oeste. “Traçamos algumas metas dentro daquilo que o policiamento ostensivo pode definitivamente contribuir para a diminuição da incidência de crimes na região”, destaca Souza, acrescentando: “A ideia é que nós consigamos diminuir em cerca de 10% o índice de criminalidade dentro daquilo que for possível através do policiamento ostensivo”.
União de esforços
Mesmo admitindo que os crimes em alguns momentos acontecem de forma mais acentuada, Souza afirma que da polícia tem sido rápida e eficaz, principalmente em Marechal Rondon, com o apoio da Polícia Civil, do Batalhão de Fronteira e da Patrulha Escolar. “Isso demonstra que o trabalho em conjunto da polícia se dá de forma consistente, impactando diretamente na diminuição dos índices de criminalidade ou mantendo-os em um patamar mais aceitável”, destaca, frisando o trabalho dos policiais militares de toda 2ª Cia. “Eles estão se desdobrando no combate à criminalidade que assola a nossa região e tudo isso com o apoio da comunidade, que sempre nos auxilia através de denúncias”, completa.
Operação Verão
Desencadeada todo fim de ano, a Operação Verão também foi objeto de discussão durante a reunião. Souza reitera que os trabalhos já estão sendo delineados. “O reforço se dará principalmente pelas escalas extras e a suspensão das férias de policiais militares. Além disso, também contaremos com o apoio de policiais de outros municípios, como Toledo e Guaíra”, informa.