Fale com a gente

Policial BLOQUEIOS

Ações da PM intensificam fiscalizações no trânsito em Marechal Rondon

Publicado

em

O Presente

Trabalhos específicos voltados à fiscalização do trânsito estão sendo intensificados nas últimas semanas em Marechal Cândido Rondon. Com bloqueios realizados em diferentes pontos das cidades, as ações, que também integram o Maio Amarelo, tem por objetivo fortalecer o trabalho de patrulhamento de rotina da Polícia Militar no trânsito rondonense.

Hoje (21), as atividades foram realizadas na Avenida Rio Grande do Sul, no centro da cidade. Com pontos de bloqueio nos dois lados das vias, carros, motocicletas e ônibus foram fiscalizados pelos policiais. “O foco é a fiscalização com a consequente conscientização dos cidadãos que fazem uso do trânsito”, destaca o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar, capitão Valmir de Souza.

Durante a blitz, os ônibus que passavam pelo bloqueio receberam uma atenção especial, com orientações principalmente para os passageiros quanto a utilização do cinto de segurança. “Podemos perceber nitidamente que em um ônibus com 30 ou 40 pessoas, apenas um faz o uso do cinto de segurança. É um numero muito baixo e buscamos conscientizar as pessoas para que sejam evitados acidentes com maior gravidade”, ressalta Souza.

No total, 94 veículos foram abordados e quatro notificações foram emitidas durante a blitz. Um veículo irregular também foi apreendido.

O capitão também menciona que, no trânsito, o foco das fiscalizações são, além da falta do cinto de segurança e verificações das documentações, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o uso de aparelhos eletrônicos, como o celular, que em Marechal Rondon apresenta grande incidência e se constitui como um problema. “Contudo por falta de fiscalização, haja vista o número de efetivo policial, nós percebemos que as pessoas deixam de ser notificadas, muito mais pela falta de fiscalização efetiva quanto pela incidência da infração”, comenta o comandante.

 

Reincidência

Souza aponta outro problema: a reincidência de infrações no trânsito. Conforme ele, mesmo sendo notificadas as pessoas voltam a cometer infrações. “Percebemos, através de estatísticas, que boa parte das infrações são cometidas por uma pequena parcela da sociedade, demonstrando muitas vezes que apenas um motorista é reincidente em infrações da mesma natureza, seja por embriaguez ou não uso do cinto de segurança”, enaltece.

 

Arrastões

Além dos bloqueios no trânsito, arrastões também estão sendo promovidos pela PM no município. Na noite da última sexta-feira (18), equipes da Ronda Tático Motorizada (Rotam) e da Rádio Patrulha Auto (RPA), deflagram ações no trânsito, a pessoas e estabelecimentos públicos.

A operação tem por intuito inibir as ações criminosas, principalmente furtos e roubos, através de trabalhos pontuais envolvendo abordagens a veículos e pessoas, além de vistoria a estabelecimentos comerciais e locais de intensa movimentação na cidade, como as avenidas e praças públicas.

De acordo com a PM, as atividades culminaram na averiguação de 15 veículos, 45 pessoas abordadas, três estabelecimentos e uma praça pública fiscalizados. Além disso, durante a blitz de trânsito, uma motoneta foi apreendida e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil. “Todas as ações da Polícia Militar são coordenadas. Elas visam realizar trabalhos para diminuir a criminalidade. Essa ação juntamente com todas as demais desencadeadas pela PM fazem parte de um planejamento para evitar que os crimes aconteçam na cidade”, conclui o comandante.

Copyright © 2017 O Presente