Iniciou na manhã de hoje (15), na sede do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), em Marechal Cândido Rondon, o Curso de Capacitação de Policiamento de Fronteira (CPFron). A solenidade de abertura contou com a participação do juiz de Direito da Comarca de São Miguel do Iguaçu, Ferdinando Scremin Neto, que palestrou acerca do trabalho policial e as especificidades do Poder Judiciário em região de fronteira.
O Curso de Policiamento de Fronteira é uma iniciativa da Polícia Militar do Paraná (PMPR) em capacitar policiais militares para executarem as suas missões especializadas do policiamento de fronteira, bem como atualizar os conhecimentos dos policiais em técnicas de policiamento em geral, táticas policiais e legislação, sendo todas as atividades voltadas especificamente para a realidade paranaense.
O conteúdo repassado aos alunos durante o curso deriva da carga de instruções advindas dos cursos de Unidades Especializadas de Fronteira em âmbito nacional, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), curso de Patrulha Rural de Fronteira, realizado pela Senasp com apoio da embaixada dos Estados Unidos da América, curso de Polícia de Fronteira de outras unidades da federação e cursos táticos policiais realizados no âmbito da PMPR e de outras instituições co-irmãs.
Os 27 alunos, sendo 23 policiais militares do Paraná, um policial militar do Mato Grosso, um policial militar do Mato Grosso do Sul, um policial militar de Santa Catarina e um policial argentino, permanecerão durante o curso em regime de imersão e, ao final, poderão contribuir com o conhecimento recebido em suas unidades, inclusive incentivando policiais com as técnicas aprendidas, renovando conhecimentos e salvando vidas.
O lema e a temática do curso é treinar, aplicar e instruir, tendo atividades de treinamento, planejamento e execução de missões diuturnas, através de policiamento terrestre, aéreo e aquático, típicos da realidade do BPFron.
De acordo com o comandante do BPFron, major Saulo de Tarso Sanson Silva, cursos como este buscam a capacitação do policial militar, especializando-o com conhecimentos específicos.
Segundo ele, mais cursos como este serão ministrados pelo BPFron durante sua gestão frente ao Batalhão de Fronteira.
Com BPFron