Na tarde de sábado (13) a Polícia Militar de Pato Bragado recebeu diversas ligações informando que estaria ocorrendo uma briga no centro da praça do município. Os policiais foram até o local e não localizaram nenhum dos envolvidos.
Posteriormente, durante patrulhamento, algumas pessoas informaram que um dos envolvidos na briga havia adentrado em uma residência. De posse do endereço, os militares foram até o local, onde um jovem, ao avistar a viatura, tentou fugir, porém, foi abordado pelos PMs, algemado e encaminhado à 47ª DRP de Marechal Cândido Rondon.
Algum tempo depois, a PM foi informada que outro envolvido na briga teria sido encaminhado para o Hospital Dr. Rodolfo. No local, um rapaz relatou à polícia que estava no posto de combustível, com alguns amigos, quando foi para a praça passear com seu cachorro. Neste momento, cerca de 5 rapazes e 2 meninas, que estavam sentados no meio da praça, puxaram conversa com o jovem, e um dos rapazes começou a atiçar o cachorro, no entanto, como o animal não teve reação, o rapaz desferiu chutes e socos no cachorro. Na tentativa de cessar a agressão, o dono do animal empurrou o rapaz e, por conta disso, começou a ser agredido pelos demais rapazes que estavam no local.
O jovem tentou sair correndo, mas foi agredido com diversas pedras e tijolos que acertaram sua cabeça e costas.
Os amigos do jovem, que estavam no posto de combustível, ao verem o que havia acontecido, chamaram a ambulância.
Durante a confecção do Boletim de Ocorrência, alguns adolescentes se apresentaram dizendo que estavam juntos durante a briga. Um deles até mesmo disse ser quem teria arremessado a pedra que acertou a cabeça do jovem.
Os conselheiros tutelares de Pato Bragado acompanharam a equipe policial durante o encaminhamento dos envolvidos até a Delegacia de Marechal Candido Rondon.