O Presente
Policial

Capitão João Alves da Rosa Filho é homenageado

calendar_month 2 de fevereiro de 2010
2 min de leitura
O major Welyngton Alves da Rosa, atual comandante do 19º BPM e filho do homenageado, durante a solenidade, destacou a importância de seu pai na história da Polícia Militar paranaense (Foto: Divulgação)

Foi realizada ontem (02), na sede do 19 ordm; Batalh atilde;o da Pol iacute;cia Militar (BPM), em Toledo, homenagem ao capit atilde;o Jo atilde;o Alves da Rosa Filho (in memorian), cujo nome ostenta tal Batalh atilde;o. A solenidade foi prestigiada por autoridades civis, militares, eclesi aacute;sticas e de familiares do homenageado, incluindo o major Welyngton Alves da Rosa, atual comandante do 19 ordm; BPM e filho do homenageado. Na ocasi atilde;o, Welygnton destacou a import acirc;ncia de seu pai na hist oacute;ria da Pol iacute;cia Militar paranaense, principalmente pelo acervo bibliogr aacute;fico deixado como grande historiador da corpora ccedil; atilde;o que foi.

BIOGRAFIA
Jo atilde;o Alves da Rosa Filho nasceu em 1933, em Curitiba. Casou-se com Maril uacute; Moresqui Alves da Rosa, com quem teve cinco filhos. Ingressou na PM-PR em maio de 1953, como soldado, foi promovido a cabo em 1953, 3 ordm; sargento em 1954, 2 ordm; sargento em 1956, 1 ordm; sargento em 1959, 2 ordm; tenente em 1964, 1 ordm; tenente em 1969 e capit atilde;o em 1978.
Jo atilde;o Alves da Rosa Filho foi historiador da corpora ccedil; atilde;o e pesquisador com diversos trabalhos, participou de instru ccedil; otilde;es e normas para uso na PM-PR, na defesa de teses para cursos, na indica ccedil; atilde;o do Patrono, colaborou em concursos liter aacute;rios, edi ccedil; atilde;o de livros e com diversos jornais da Capital. Destacou-se, ainda, como membro da comiss atilde;o de restaura ccedil; atilde;o do Museu Hist oacute;rico da PM-PR e na aglutina ccedil; atilde;o do material disperso por v aacute;rias OPM. Com a publica ccedil; atilde;o de diversas obras, tornou-se o maior historiador da Pol iacute;cia Militar do Estado do Paran aacute;.
O capit atilde;o faleceu em 10 de setembro de 2004, com 71 anos.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.