
O domingo (18) terminou com intensa movimentação na cadeia pública de Umuarama. Detentos explodiram uma parede da carceragem e tentaram fugir da unidade, no entanto, tiveram a tentativa frustrada por equipes da Polícia Militar, Civil e da Rotam.
A explosão ocorreu por volta das 19h40 e, rapidamente, equipes chegaram ao local e detiveram dois fugitivos que já tinham conseguido chegar ao pátio. Um terceiro, que saía do buraco, retornou ao interior ao ver que a fuga havia sido frustrada.
Com a explosão, o prédio do IML (Instituto Médio Legal) foi atingido e a sala onde é realizada necropsia ficou danificada. Por sorte, não havia ninguém no local na hora da explosão. As janelas do prédio da Criminalística também quebraram com o impacto.
A viatura do IML foi atingida por estilhaços. A perícia investiga que tipo de explosivo foi usado pelo presos. Após contagem dos detentos, foi confirmado que nenhum conseguiu fugir.
A polícia ainda realizou buscas na região, no entanto, nenhum suspeito ou veículo que poderia dar apoio na fuga foram localizados.