Fale com a gente

Policial

Ex-deputado do Paraná é denunciado por formação de quadrilha

Publicado

em

A Promotoria de Justiça de Paranaguá ofereceu denúncia contra o ex-deputado estadual e atual vereador do município, Waldir Leite, além de outras onze pessoas, pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica e de fraudes licitatórias, praticados em seis procedimentos licitatórios no ano de 2006, com fundamento em inquérito policial relatado pelo Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos, do ano de 2012.

De acordo com a denúncia, entre os meses de junho e agosto daquele ano, duas empresas de propriedade do ex-deputado venceram seis processos de licitação para a prestação de serviços como pavimentação, manutenção e limpeza de vias públicas e do terminal de ônibus da cidade, além da manutenção de uma praça na cidade.

Segundo a Promotoria, as duas empresas que venceram as licitações teriam falsificado seu contrato social com o objetivo de ocultar o nome do dono da empresa, que ocupava o cargo na Assembléia Legislativa do Paraná e não poderia ter suas empresas envolvidas em processos de licitação.

Para que a fraude fosse consumada, seis pessoas foram constadas como sócias da empresa, entre elas o irmão do deputado. O valor total dos contratos com a Prefeitura de Paranaguá é de quase R$ 400 mil. De acordo com a denúncia, outras quatro empresas foram utilizadas nos processos licitatórios para dar uma falsa impressão de competitividade e legalidade.

Os denunciados providenciavam a documentação necessária para que o quadro de sócios dessas empresas fosse composto por nomes de amigos, familiares e funcionários de Waldir Leite. Segundo a denúncia, a presidente da Comissão Permanente de Licitação também estava envolvida no esquema.

Copyright © 2017 O Presente