O Presente
A Polícia Militar tem papel de grande relevância na preservação da ordem pública, ora prevenindo, reprimindo ou buscando a restauração da ordem perturbada. Dentre as várias ações e operações desenvolvidas, destacam-se aquelas que promovem a segurança por meio ostensivo e preventivo, apresentando-se como eficazes estratégias na redução e combate a criminalidade.
No exercício de seu objetivo, o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), com o apoio da aeronave da Casa Militar, executou de segunda (11) a sexta-feira (15) a Operação Fronteira Blindada em toda área de atuação recobrindo, unindo e encurtando distâncias entre as três companhias. Uma operação sincronizada foi desencadeada pelas companhias.
As ações que tinham como intenção prevenir e combater crimes e contravenções, além de apoiar demandas judiciais, tiveram como foco os crimes transfronteiriços de maneira integrada. Elas contaram com a colaboração da Polícia Federal, através do Nepom de Foz do Iguaçu e Guaíra, Receita Federal, Marinha, Polícia Civil, 14º BPM e 19º BPM, evitando principalmente a entrada ilegal de drogas e armas na região ribeirinha do grande Lago de Itaipu.
Resultados da Operação Fronteira Blindada
Resultados da operação
– Pessoas Abordadas: 905
– Veículos vistoriados: 198
– Veículos encaminhados:11
– Veículos recuperados: 3
– Cigarros apreendidos: 1.250 caixas
– Contrabando: 337 volumes
– Dinheiro recuperado: R$ 3.304
– Ocorrências de tráfico: 3
– Pneus apreendidos: 27
– Dinheiro falsificado aprendido: R$ 10.100
– Flagrantes realizados: 2
– Mandados de busca e apreensão: 2
– Mandados de prisão: 6
– Substância análoga a maconha: 395,658 quilos
– Arma de fogo apreendida: 1
– Munições apreendidas: 14
– Presos: 15
– Menor apreendido: 1
– Cigarros (carteira): 47.500