Realizada entre a zero hora de sexta-feira (06) a meia-noite de domingo (08), a Operação Independência da Polícia Rodoviária Federal registrou uma redução substancial no número de acidentes, feridos e mortes em relação ao mesmo feriado de 2012. Vale ressaltar, entretanto, que o feriadão da Independência deste ano teve um dia a menos que o do ano passado.
O objetivo maior da operação foi de orientação, com o objetivo de alertar os motoristas para a necessidade prevenir acidentes. Ao todo, foram registrados 173 acidentes nas rodovias federais que cortam o Estado, que deixaram oito mortos e 116 feridos. Na operação de 2012 ocorreram 268 acidentes, com 14 mortos e 179 feridos.
A PRF focou seu trabalho também no combate ao consumo de bebida alcoólica por parte dos motoristas. Foram realizados 1.410 testes de bafômetro, que resultaram em 69 autuações e 17 prisões em flagrante. O helicóptero da Divisão de Operações Aéreas também foi acionado para atender a uma vítima de acidente de trânsito, no município de Campo Magro, e outra em Almirante Tamandaré, na região Metropolitana de Curitiba.
Ao todo, foram fiscalizados 7.945 veículos durante a Operação Independência e recuperados nove automóveis com registro de furto/roubo no sistema. Também foram apreendidos 1.070 medicamentos ilegais com um passageiro de uma van na BR-277, em Santa Terezinha do Itaipu, e 124 anabolizantes com um motorista na BR-163, em Planalto.
Já em Guaíra, foram apreendidos 61,7 quilos de maconha em um veículo cujo motorista, de 45 anos, foi preso em flagrante. Ao longo da operação também foram realizadas 30 apreensões de mercadorias contrabandeadas e confiscadas três armas e 24 munições.