
Policiais federais do Núcleo de Operações, em diligências pela região Oeste do Estado do Paraná, no ensejo da Operação Fronteira Integrada, apreenderam um caminhão com 30 pistolas e grande quantidade de munições. Dois homens: um com 50 anos natural de Nova Veneza (SC) e outro com 43 anos, natural de Toledo, foram presos em flagrante.
Os federais estavam em patrulha de rotina pela BR-317, por volta das 10 horas de terça-feira (21), quando suspeitaram de um caminhão Volvo branco, modelo NL 10 que trafegava em alta velocidade apenas com o cavalo, sem transportar carreta. A equipe da PF partiu para a abordagem do veículo, ocupado por dois homens. O motorista informou que dirigia-se a Umuarama, onde pegaria uma carreta. Afirmou que saíram de Corbélia às 08 horas.
Os policiais procederam uma entrevista e perceberam que havia algo errado nas respostas dadas pelos dois homens. Iniciaram uma revista na cabine do caminhão e perceberam que a cama, feita supostamente de madeira maciça, era oca. Com o uso de algumas ferramentas, os policiais abriram o falso compartimento e encontraram vários volumes contendo pistolas e munições.
Foi dada voz de prisão aos dois homens, sendo conduzidos com o caminhão e toda a apreensão à Delegacia da Polícia Federal em Foz. Os presos optaram pelo direito de não falarem diante da autoridade policial. As armas, de fabricação austríaca e turca, encontram-se em perfeito estado, possuindo calibres variados como 9mm, 40, 44 e 45. Entre as munições apreendidas, foram encontrados calibres para uso em fuzis e metralhadoras.
Os presos responderão pelos crimes incursos no Art. 5º. da Lei 10.826/2003 podendo receberem penas que podem passar de 10 anos, além de multa.