Pelo menos um policial militar de Mato Grosso do Sul foi preso na Operação Marco 334, que a Polícia Federal desencadeou para combater o contrabando de cigarros.
Com o policial, foram apreendidos R$ 100 mil reais em dinheiro. A operação tinha o objetivo de cumprir 26 mandados de prisão.
Além das prisões, a ação previa o cumprimento de 37 mandados de busca e apreensão, 10 de condução coercitiva e o bloqueio de 81 contas bancárias, além do sequestro de móveis em nomes dos integrantes da quadrilha.
O alvo da PF é desarticular cinco quadrilhas de contrabando de cigarro, com atuação na divisa do Brasil com o Paraguai, próximo às cidades de Mundo Novo e Eldorado. Os contrabandistas forneciam cigarros para todo Mato Grosso do Sul e os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás. Os mandados foram em várias cidades do Mato Grosso do Sul e também em Guaíra, onde a quadrilha tinha ramificações.
Participam da operação 169 policiais e 40 viaturas dos dois Estados. A operação é resultado de 17 meses de investigações, com 40 inquéritos policiais, que resultaram na prisão de 57 pessoas e apreensão de 72 caminhões e carretas. Entre 2009 e 2010 foram apreendidos 31 milhões de maços de cigarro e só neste ano já são 10 milhões.
Segundo estimativa da Polícia Federal, o cigarro contrabandeado representa a sonegação de mais de R$ 11 milhões em impostos. As investigações também indicam que a quadrilha comercializa armas, medicamentos, eletrônicos, pneus, agrotóxicos e drogas. (Campo Grande News)