Fale com a gente

Policial

PRF apreende mais de 2,8 mil brinquedos importados ilegalmente

Publicado

em

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na sexta-feira (7), em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, 2.850 brinquedos que foram importados ilegalmente. O motorista e a mercadoria foram encaminhadas à Receita Federal.

Os agentes da PRF abordaram um caminhão, que era conduzido por um homem de 61 anos, às 12h, na BR-376. Durante a vistoria, eles encontraram 23 caixas de brinquedos importados da China. O motorista não tinha os documentos do transporte de produtos importados.

Segundo a PRF, os brinquedos importados ilegalmente podem ter partes que coloquem em risco a saúde de crianças, ao contrário dos brinquedos importados regularmente, que passam por testes de segurança.

Os responsáveis pela mercadoria podem responder pelo crime de descaminho, que é a importação ilegal, sem o pagamento de impostos.

O delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Gustavo Horn, informou que os brinquedos devem ser apreendidos, mas a empresa responsável tem que se manifestar e, talvez, acompanhar a abertura dos produtos.

“Nós verificaremos, também, a regularidade com relação ao Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia]. Ou seja, mesmo que os impostos tenham sido pagos, se não houver a selagem dos produtos, a mercadoria será encaminhada para o Inmetro", declarou.

Copyright © 2017 O Presente