Foi publicada no início desta semana a sentença condenatória dos réus da Operação Ponto 45. O documento foi assinado pelo juiz federal Pedro Carvalho Aguirre Filho, da 1ª Vara Federal Criminal de Foz do Iguaçu. A investigação teve início em 2009 e objetivava desarticular uma organização criminosa de tráfico internacional de drogas, armas e munições. Todos os denunciados foram condenados.
As provas colhidas durante a investigação mostraram que as drogas, principalmente maconha e crack, vinham do Paraguai e chegavam ao Brasil por meio de portos clandestinos nas margens do Rio Paraná. De Foz do Iguaçu, os criminosos contratavam adolescentes para transportarem as substâncias para Curitiba, cidades do interior de São Paulo e Santa Catarina.
A ação aconteceu a partir de representação formulada pela Delegacia de Polícia Federal e Ministério Público Federal. A quadrilha atuava na Favela do Queijo, também em Foz do Iguaçu. A quebra do sigilo telefônico dos envolvidos deu pistas de que a quadrilha mantinha vínculos com o PCC (Primeiro Comando da Capital). Durante a investigação houve várias prisões em flagrante.
Em 2009 foi decretada prisão preventiva de sete investigados. Todos foram presos. Atualmente, um dos envolvidos encontra-se foragido. Os acusados não podem apelar em liberdade.