| Divulgação |
|---|
| Os carros estavam carregados com cerca de 65 mil maços de cigarros |
No início da tarde desta terça-feira (17), em ação realizada em estradas vicinais no município de Santa Terezinha de Itaipu, servidores da Receita Federal realizaram a apreensão de cinco veículos completamente carregados com cigarros. Os trabalhos integram a operação Fronteira Blindada.
Por volta das 13 horas, os servidores estavam com duas viaturas estrategicamente posicionadas numa das estradas rurais usadas como rota de fuga pelos contrabandistas, quando avistaram a aproximação de um comboio de cinco veículos em atitude suspeita.
A estrada foi bloqueada com uma das viaturas, enquanto a outra viatura se aproximava em sentido oposto, para evitar que os veículos em comboio pudessem retornar, de modo que estes ficaram encurralados. Percebendo que não lhes restava alternativa, os cinco condutores abandonaram os veículos para empreender fuga, mas quatro deles foram apanhados pelos servidores, sendo que um conseguiu evadir-se, adentrando numa plantação.
Os quatro condutores capturados foram presos em flagrante delito e conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu, para a devida autuação pelos crimes de contrabando e descaminho, formação de quadrilha e uso de rádio clandestino. Os veículos apreendidos são um GM/Montana, com placas de Rolândia; um Fiat/Strada com placas de Apucarana; um VW/Saveiro com placas de Campo Largo; um GM/Celta com placas de Senges; e um GM/Monza com placa de Brasília (DF).
Eles estavam carregados com cerca de 65 mil maços de cigarros, avaliados em R$ 225 mil. Em quatro veículos havia rádios comunicadores instalados nos respectivos painéis. Os veículos com os cigarros foram encaminhados à sede da Receita Federal, para fins de contagem, valoração e lavratura dos autos de infração, visando à aplicação da pena de perdimento.