Fale com a gente

Policial

Rocam passa a ter sede própria em Marechal Rondon

Publicado

em

Em ato simbólico realizado na manhã desta quinta-feira (14), o prefeito rondonense Marcio Rauber assinou o termo de permissão de uso de uma sala em anexo à “prefeiturinha” no Parque de Exposições Alvaro Dias, para o Pelotão de Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) que integra o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron). Estiveram presentes no ato o vice-prefeito Ila, os secretários de Administração, Elemar Hensel, de Segurança e Trânsito, Welygnton Alves da Rosa, comandante do BPFron, major André Cristiano Dorecki, comandante da 1ª Companhia do BPFron, capitão Nairo Cardoso, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, capitão Valmir de Souza, comandante do 3º Subgrupamento dos Bombeiros, capitão Tiago Zajac, vereador Vanderlei Sauer e demais autoridades.

A nova sede facilitará a agilidade dos trabalhos da polícia, por ser um local privilegiado e de fácil acesso, centralizado, capaz de melhorar a movimentação das viaturas. O espaço que até então era utilizado pela 2ª Companhia da Policia Militar durante as festividades do município, passará agora a ser usado durante todo o ano pelo pela Rocam, que conta atualmente com um efetivo de treze policiais.

 

Mais segurança

De acordo com Rauber, a nova instalação dará uma sensação ainda melhor de segurança para a população rondonense. “Muito embora a segurança pública seja competência do governo do estado, nós temos que auxiliar a Polícia Militar como um todo, dentro de nossas condições. O pedido do espaço foi feito pelo BPFron e conseguimos atendê-los nessa necessidade”, frisou.

 

Resposta rápida e efetiva

O comandante do BPFron, major André Cristiano Dorecki, explica que a Rocam, por ser uma modalidade de policiamento mais dinâmica, consegue dar uma resposta muito mais efetiva para alguns delitos. “A ideia agora é otimizar o espaço e as atividades do BPFron nessa demanda de ocorrências, de uma forma que nós podemos abranger uma área maior nessa atividade de recobrimento das atividades que a Polícia Militar já realiza nos municípios através do 19º Batalhão”, declara.

Conforme ele, o município abraçou o BPFron antes mesmo da própria instalação da sede na cidade, fazendo com que o Batalhão tenha um olhar diferenciado para a cidade. “O próprio trânsito do nosso pelotão se deslocando para outros municípios já traz, de certa forma, um aumento na sensação de segurança da população. Além disso, também atendemos as ocorrências que possam surgir durante esses deslocamentos, mesmo que não seja dentro do município”, reforça.

 

Estrutura reforçada

Além da Rocam, o BPFron conta hoje com outros pelotões especializados, como o Comando de Operações de Busca e Repressão Anfíbio (COBRA), além dos serviços de inteligência. De acordo com Dorecki, esses pelotões são criados para aumentar a força da estrutura do Batalhão. “A ideia é aproveitar essas estruturas para combater todos os tipos de delitos que podem trazer algum tipo de insegurança à população, seja nos lagos, regiões ribeirinhas, estradas rurais ou interior das cidades”, pontua.

 

Foco na fronteira

O foco do BPFron, segundo afirma Dorecki, é principalmente o combate ao contrabando de drogas e armas, delitos que acabam desencadeando outras situações criminosas. “É claro que qualquer outra demanda, como contrabando de outras mercadorias, e que o BPFron encontre, irá ser atendido da melhor forma possível porque sabemos que essas ações acabam refletindo em outros crimes, como furtos e roubos de veículos”, exemplifica.

Copyright © 2017 O Presente