O Presente
Policial

Sanepar diz que obra seguia padrão de segurança

calendar_month 30 de julho de 2013
2 min de leitura

Dois irmãos que trabalhavam em obras de ampliação da rede da Sanepar, em Santa Helena, foram soterrados e morreram na manhã de ontem (29). De acordo com a Sanepar e um dos sócios da empresa terceirizada que fazia as obras, todos os procedimentos de segurança estavam sendo cumpridos na hora do acidente.

Em nota, a Sanepar lamentou o que chamou de fatalidade. À equipe de O Presente, o proprietário da SR Terraplanagem, Nilton Becker, lamentou o acontecido e disse que a empresa fará um estudo para verificar as reais causas do acidente.

“Durante fiscalização de rotina, realizada por integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Sanepar na semana passada, não foi encontrada qualquer irregularidade na execução do serviço”, diz a nota enviada pela Assessoria de Imprensa da Sanepar.

Valdir Rodrigues Floriano, de 36 anos, e Reinaldo Rodrigues Floriano, de 31, eram de Assis Chateaubriand, onde devem ser sepultados hoje (30). O acidente aconteceu por volta das 11h50, na Rua Ângelo Cattani. De acordo com informações preliminares, os trabalhadores foram cobertos por ao menos dois metros de terra.

A vala de oito metros de profundidade, de acordo com Becker, era escavada em V, o que garante segurança em obras dessa magnitude. “Não sabemos ao certo o que ocorreu, se houve um rompimento de um recalque ou se foram problemas com a compactação do terreno. Vamos apurar os fatos para darmos uma resposta à família dos nossos trabalhadores”, declarou. 3

De acordo com Bercker, o que se pode perceber é que a terra estava bastante úmida, o que pode significar o rompimento do recalque próximo. “É uma série de fatores que vamos analisar com cautela nos próximos dias. Queremos saber, com apoio da Sanepar e do Corpo de Bombeiros, o que causou o desmoronamento na vala”, frisou.

Ainda segundo o proprietário da NR Terraplanagem, a empresa faz seguidas reuniões para garantir a segurança dos funcionários. “Temos inclusive uma empresa que faz gerenciamento da segurança no trabalho, mas infelizmente não pudemos evitar essa fatalidade”, conta.

A empresa está de luto no dia de hoje. “Vamos providenciar o que for possível para atender a essas famílias (dos trabalhadores mortos). Estamos muito comovidos”, comentou. A SR Terraplanagem foi contratada pela Sanepar para executar uma obra de ampliação de 500 metros de rede coletora de esgoto. A obra iniciou no dia 22 de julho e estava em fase de conclusão.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.