O Presente
Policial

Serranópolis: um dos municípios mais seguros do país

calendar_month 2 de agosto de 2013
2 min de leitura
Divulgação
Ruas tranquilas fazem parte do dia a dia de uma população
acostumada a não ter violência

Quem procura um local seguro para se viver tem endereço certo: Serranópolis do Iguaçu. O município figura na lista dos mais seguros do país, de acordo com o Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no Brasil, lançado em julho. Nos anos de 2009, 2010 e 2011, o município não registrou um homicídio sequer.

A fórmula é simples, de acordo com o prefeito Luiz Ferri: programas socioeducativos, emprego, Polícia Militar, Conselho Tutelar e igrejas inseridas na comunidade e nas escolas e um cuidado extremo com novos moradores, que inclui até pesquisa de antecedentes criminais.

Existem mais de mil cidades no Brasil onde ninguém é assassinado. Ninguém. Em 20% dos municípios do país, não houve o registro de um homicídio sequer por três anos consecutivos, de 2009 a 2011, época dos mais atualizados registros nacionais. Do total, 949 cidades têm menos de dez mil habitantes. Serranópolis é um desses municípios.

O Brasil é um dos países mais violentos do mundo. Em 2011, 52.198 pessoas foram assassinadas. O Mapa da Violência, elaborado pelo professor Julio Jacobo Waiselfiz, considera os números registrados no Subsistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, que ainda não tem dados atualizados de 2012 e 2013.

A colocação de Serranópolis no pódio dos mais seguros é comemorada pelo prefeito Luiz Ferri. Não que a cidade seja livre de crimes, como furtos, por exemplo, mas do mal dos homicídios pouco sofre. Ele conta que a base para alcançar esses índices parte de uma população ordeira, mas passa pela mão do Poder Público, que promove ações capazes de livrar as pessoas do mundo dos crimes, como combate intenso às drogas e apoio na geração de empregos.

O comandante da Polícia Militar do município, subtenente Luiz Alberto Niedermeier, reforça: “Em oito anos que estou em Serranópolis do Iguaçu, ocorreram dois homicídios”. O último foi em 2012.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.