A Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon irá ganhar um reforço na segurança durante a Expo Rondon 2017. Trata-se da Unidade Avançada Tecnológica de Segurança, que consiste em um caminhão equipado com câmeras com tecnologia de infravermelho, televisores e telefones e terão geradores de uma rede sem fio (wi-fi). Eles também são adaptados com sistemas de comunicação, videomonitoramento e de gestão de eventos. “É uma plataforma elevada que nos permitirá observar toda a movimentação dos locais de aglomeração de pessoas. Como têm rádios integrados com as viaturas, podemos repassar as situações e agir de maneira bem rápida em qualquer circunstância identificada”, explica o tenente-coronel Éveron César Puchetti Ferreira, diretor de Tecnologia e Qualidade da Polícia Militar em Curitiba.
O anúncio desta novidade foi realizado na tarde de ontem (29), durante visita de Puchetti à sede da 2ª Companhia de Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon. Na ocasião, o tenente-coronel também realizou a inspeção do sistema de monitoramento do município, que atualmente é composto por dez câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, e que auxiliam a Polícia Militar em diversas situações.
Após realizar a vistoria das câmeras de segurança, Puchetti disse estar impressionado com o sistema de monitoramento da cidade. “A equipe sabe operar o sistema, conhece, e está fazendo um bom uso. Além disso, os equipamentos estão bem instalados e conservados”, destacou o tenente-coronel, ressaltando que os locais onde as câmeras de segurança estão instaladas foram muito bem escolhidos e que, sobretudo, são pontos viáveis. “A Polícia Militar quando fez a indicação dos locais das câmeras, já as colocou em locais estratégicos, ou seja, o posicionamento das câmeras não foi um critério político, mas sim técnico”, acrescenta.
Ainda cumprindo agenda em Marechal Rondon, Puchetti se reuniu, também na tarde de ontem, com o prefeito Marcio Rauber, onde oficializou a vinda da unidade de segurança móvel para o município, e também aproveitou para falar sobre a possibilidade de ampliar ainda mais o sistema de monitoramento da cidade. “A tecnologia é uma coisa que tem sido usada cada vez mais pelas forças policias, no sentido de auxiliar no trabalho de segurança pública. Marechal Rondon é um eixo, um entroncamento de produção, mas também de passagem de riquezas, e por ser próxima à fronteira é também rota de contrabando e descaminho, então isso exige esforços tecnológicos para melhorar a segurança pública de uma forma geral”, pontua Puchetti.

Reforço na segurança
Conforme Puchetti, o pedido para que a Unidade Avançada Tecnológica de Segurança fosse trazida para o município foi feito pelo comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar, Capitão Valmir de Souza, em conjunto com o secretário de Segurança e Trânsito Wellington Alves da Rosa. “É a primeira vez que o município terá uma unidade móvel de segurança de alta tecnologia para ser usada pela Polícia Militar”, frisa o tenente-coronel, destacando que a unidade móvel que virá para Marechal Rondon foi usada na segurança de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016. “Após a realização da Copa do Mundo, o Estado recebeu a doação de quatro destas unidades de segurança, ficando sob responsabilidade da Polícia Militar, sendo que a mais completa e moderna será disponibilizada ao município durante a Expo Rondon”, acrescenta.
A unidade móvel estará instalada em frente ao salão do CTG, dentro do Parque de Exposições e, além da realização do trabalho preventivo, também estará aberta para visitação do público presente. “As câmeras instaladas na unidade móvel terão capacidade de enxergar além dos muros do parque, desde que não haja obstáculos maiores, permitindo assim um melhor trabalho de segurança pela Polícia Militar e uma maior sensação de segurança para o público do evento”, menciona o tenente-coronel.
O novo reforço na segurança deve chegar na cidade pelo menos dois dias antes do início da festa, e irá permanecer durante todos os dias do evento. “Tudo o que a unidade filmar fica gravado, inclusive se existir dentro do parque outras câmeras de monitoramento, nós podemos pegar as imagens destas e colocar dentro do nosso caminhão, desde que elas tenham uma conexão IP”, ressalta Puchetti.
De acordo com o tenente-coronel, dois policiais trabalharão na central de monitoramento. “Durante todo a festa terá alguém dentro do caminhão operando e monitorando as câmeras. Além disso, também haverá um sistema de rádio digital, sendo esta uma rede privada, por meio da qual o capitão Souza e seus policiais poderão se comunicar, de forma privada, sigilosa e criptografada, entre eles e a própria unidade móvel”, enfatiza.