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Política Solução à greve

Ademir Bier se solidariza aos caminhoneiros e pede agilidade por parte do governo federal

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Deputado Ademir Bier: "É necessário que o governo federal atue com urgência para resolver essa questão" (Foto: Arquivo/OP)

O deputado estadual Ademir Bier se solidariza com os caminhoneiros em greve em todo o país. O movimento, que iniciou oficialmente na segunda feira (21), vem tomando corpo em todo o Estado. “Isso demonstra a união da categoria e, principalmente, a indignação com os altos custos praticados pelo governo federal na cobrança do diesel. Os setores produtivo, através das cooperativas, e de educação já estão sentindo o reflexo da paralisação justa dos caminhoneiros. É necessário que o governo federal atue com urgência para resolver essa questão”, enfatizou o deputado.

Conforme Ademir Bier, os caminhoneiros são agentes fundamentais no transporte de insumos e grãos das safras agrícolas e, assim como os produtores rurais, têm sido fortemente afetados pela política da Petrobrás para o reajuste dos preços de combustíveis. “O diesel é um insumo amplamente utilizado na agricultura, desde as operações com máquinas e implementos nas lavouras até o escoamento de grãos, em que esse combustível representa cerca de 30% do cálculo dos fretes rodoviários”, alerta o deputado.

Dados do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) mostram que nos últimos dez meses o valor do diesel aumentou 56,5% nas refinarias, saltando de R$ 1,5006 para R$ 2,3488, sem incidência de impostos.

O deputado chama atenção, principalmente, para a ociosidade da Petrobras. “O Brasil já é uma potência mundial na produção de petróleo, porém, apenas 60% da produção nacional é refinada no país. O restante é vendida in natura para outros países e acaba voltando em forma de gasolina, por exemplo. Ou seja, o Brasil produz, exporta e compra de volta. A política interna de produção da Petrobras deve ser revista urgentemente. Caso contrário, continuaremos reféns das políticas de preços internacionais do petróleo”, destacou Ademir Bier.

“Esse envio de produto bruto e compra de produto refinado, enquanto poderia estar refinando aqui mesmo, no Brasil, evidencia o tamanho do rombo aos consumidores em geral, especialmente aos caminhoneiros e produtores rurais, que utilizam o diesel com frequência”, afirma parlamentar.

 

Com assessoria

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