Fale com a gente

Política Investimentos

Amop vai apresentar projeto da Casa Abrigo para Mulheres para a Itaipu

Publicado

em

Reunião na segunda-feira alinhou possibilidade de investimentos em projetos de assistência social, meio ambiente e infraestrutura (Fotos: Divulgação)

O projeto da Casa Abrigo Regional para Mulheres deve ser apresentado pela Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) para a Itaipu. Esse foi um dos alinhamentos de reunião realizada na segunda-feira (24), em Foz do Iguaçu, envolvendo a presidência da associação e a diretoria da binacional.

O presidente da entidade municipalista e prefeito de Toledo, Beto Lunitti, a 2ª vice-presidente e prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates, e o diretor-geral da associação, Vinicius Almeida, foram recebidos pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, e pelo diretor de Coordenação, Carlos Carboni.

A pauta do encontro teve como foco tratar do interesse dos 58 Municípios vinculados à AMOP com relação à investimentos em projetos. A reunião ficou direcionada para o tripé meio ambiente, assistência social e infraestrutura.

“Foi uma conversa boa, transparente, acolhedora e, naturalmente, nos deixa animado com aquilo que evidentemente a Itaipu deseja consolidar com os Municípios da AMOP. As prefeituras poderão apresentar demandas dentro dos três eixos. Por isso é fundamental que nós tenhamos essa articulação interna na Amop, dentro da perspectiva de projetos”, avalia o presidente da associação e prefeito de Toledo, Beto Lunitti.

O projeto da residência regional para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica é um dos que será apresentado para a Itaipu. Esta criação está em processo de formalização, por meio de um Consórcio Intermunicipal de Assistência Social. A ação regional, com participação da Adamop (Associação das Primeiras-Damas do Oeste do Paraná), tem total conexão com o foco da binacional de atenção a políticas de assistência social. “Iremos apresentar este projeto cujos benefícios serão tão importantes”, comenta Lunitti.

No aspecto ambiental, a Amop e a Itaipu trataram de possibilidades pensando de maneira ampla, desde ações de conservação a iniciativas de sustentabilidade com geração de energia renovável. “Já a situação conceitual de investimentos de infraestrutura, temos clareza de que ocorrerá dentro dos territórios dos Municípios, para projetos que tenham amplo impacto”, afirma o presidente da Amop.

O encontro finalizou com a reafirmação da continuidade da parceria histórica da Itaipu com a Amop. “É uma relação importante, que será fortalecida ainda mais”, pontua o presidente da Amop, lembrando que uma nova reunião deve ser agendada para os próximos dias para afinamento de propostas.

“Por outro lado, também o diretor geral brasileiro, colocou-se à disposição para tratativas das demandas coletivas em Brasília, especialmente no Ministério de Infraestrutura. O Envio Verri também salientou que deseja fazer agenda com o Ministro da Agricultura, na Amop”, finaliza Beto Lunitti.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente