Fale com a gente

Política Marechal Rondon

Arion Nasihgil fiscaliza filas de espera de ortopedia, oftalmologia e ginecologia na rede municipal de saúde

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Desde a semana passada, o vereador rondonense Arion Nasihgil vem acompanhando, através de requerimentos apresentados no Poder Legislativo Municipal, as filas de espera para atendimento médico pela rede pública em diversas especialidades.

A preocupação do vereador se dá em razão do grande número de cidadãos que aguardam para a realização de consultas e procedimentos, bem como o tempo de espera elevado.

Na ortopedia e traumatologia, especialidade com maior demanda, dados do Portal da Transparência mostram que 1.359 rondonenses aguardam atendimento, com um prazo médio de espera de 134 dias. Contudo, conforme alerta Arion, existem pacientes na fila desde Setembro de 2017, ou seja, há aproximadamente 5 anos esperando por uma consulta.

Não é diferente no setor de oftalmologia. De acordo com os dados levantados por Arion, atualmente 425 rondonenses com problemas oculares aguardam por uma consulta, além de centenas de cidadãos que esperam pela realização de procedimentos, havendo pessoas na fila desde Março de 2018.

Já no setor de ginecologia, são 352 rondonenses que aguardam na fila, incluindo mulheres que também buscaram atendimento há mais de 4 anos, mas até agora não foram consultadas.

Nos requerimentos apresentados, entre outros itens, Arion quer que sejam declarados os gastos do município nestes setores nos últimos 12 meses, a estrutura atual para atendimentos e se há previsão de investimentos para reduzir o tempo de espera. O objetivo é buscar mais investimentos na saúde pública, aumentando o número de profissionais e ampliando a rede de atendimento.

Ainda na última sessão, considerando a proximidade da abertura da temporada de verão, Arion Nasihgil também apresentou requerimento solicitando informações da prefeitura sobre os investimentos realizados nos últimos 12 meses no Parque de Lazer Annita Wanderer, no distrito de Porto Mendes, principal ponto turístico de Marechal Cândido Rondon.

Na resposta a ser enviada ao Poder Legislativo, a administração municipal deve detalhar os investimentos feitos, os recursos aplicados, as empresas contratadas e os objetivos almejados em cada ação.

Já através de indicação, Arion Nasihgil apresentou pedido para que a prefeitura rondonense substitua todas as carteiras escolares de modelo antigo na Escola Municipal Waldomiro Liessen.

Ele citou que no início deste ano já fez pedido semelhante.

“Naquela oportunidade, o pleito foi parcialmente atendido, havendo a substituição de 25 carteiras escolares em uma sala de aula do mencionado educandário. Porém, notou-se que outras salas de aula permaneceram com carteiras bastante defasadas, que não geram um mínimo de conforto e ergonomia para os estudantes”, justificou o vereador.

Embora tenha feito outra indicação para que estas carteiras antigas também fossem substituídas, esta melhoria ainda não foi contemplada.

Por fim, em pareceria com o vereador Iloir de Lima (Padeiro), Arion Nasihgil propôs à prefeitura rondonense que providencie o recape asfáltico do prolongamento da Rua Alfredo Nied, no bairro São Lucas, em razão da precariedade do asfalto no local.

“A rua, no seu trecho final, antes do início da parte não pavimentada, se encontra bastante irregular e deteriorada, muito embora seja uma importante via pública residencial, onde habitam dezenas de famílias”, finalizaram os vereadores.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente