Fale com a gente

Política Apoio

Centrão formaliza apoio a Alckmin e busca nome para vice com desistência de Josué Gomes

Publicado

em

O pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, recebeu formalmente o apoio do chamado blocão - formado por PP, DEM, PR, PRB e SD - nesta quinta-feira (26), mas sem uma definição do nome que comporá a chapa presidencial como candidato a vice. (Foto: Divulgação)

O pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, recebeu formalmente o apoio do chamado blocão – formado por PP, DEM, PR, PRB e SD – nesta quinta-feira (26), mas sem uma definição do nome que comporá a chapa presidencial como candidato a vice.

O empresário Josué Gomes, que foi indicado pelo grupo para ser o vice do tucano, recusou o convite, segundo informação dada a jornalistas pelo cacique do PR Valdemar Costa Neto.

Logo após o anúncio do apoio, em um hotel em Brasília, Alckmin disse que não há pressa para a definição do vice, já que a convenção do PSDB será realizada apenas em 4 de agosto, e que a escolha do nome será uma decisão coletiva.

“Agora vamos nos debruçar na questão do vice”, disse o ex-governador de São Paulo, comentando que acabava de receber formalmente o apoio do grupo de partidos.

“O vice é uma decisão coletiva, não temos pressa, temos até o dia 4 de agosto, que é a data da convenção”, disse. Alckmin afirmou não ter preferências, mas reconheceu que a escolha deverá complementar a chapa.

Os líderes do blocão, no entanto, já estavam reunidos na casa do presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), após o evento no hotel, para discutir nomes para a vaga. Costa Neto falou com os jornalistas sobre a desistência de Josué ao chegar para essa reunião.

Segundo o deputado Paulo Pereira da Silva (SD), o Paulinho da Força, se não houver convergência, o grupo poderá apresentar uma lista de nomes para Alckmin.

O prefeito de Salvador e presidente do DEM, Antônio Carlos Magalhães Neto, disse que seu partido, assim como os demais integrantes do bloco, irá sugerir quadros, mas que a palavra final será do tucano.

“O Democratas não trabalha nem com imposição e nem com vetos”, disse a jornalistas antes de seguir para a reunião para discutir a indicação a vice.

“Queremos identificar um nome que tenha o melhor perfil e que possa agregar. Se vai ser do partido A, B ou C, é exatamente a construção que vamos fazer agora. Vamos escolher pelo perfil, e não pelo partido”, declarou.

 

Maia desiste

Integrantes do blocão dizem que o vice não pode vir do DEM, porque o partido ficaria com muito espaço na coligação, uma vez que a legenda já tem a promessa da manutenção de Rodrigo Maia na presidência da Câmara dos Deputados por mais um período de dois anos.

Maia não participou do evento para o anúncio formal de apoio a Alckmin, mas teve uma carta lida pelo presidente do DEM, na qual abriu mão oficialmente de sua postulação à Presidência da República.

“Arquivo, momentaneamente, a pretensão presidencial que vislumbrei para marcharmos juntos, em 2018, com o projeto que estamos construindo em torno de Geraldo Alckmin”, afirmou Maia na carta.

O presidenciável tucano defendeu um “esforço conciliatório” para ganhar as eleições e governar o país e argumentou que a democracia, a economia e as conquistas sociais se fortalecem quando o país busca a “pacificação”.

“Essa não é uma tarefa para uma pessoa ou um partido, é uma tarefa coletiva”, disse o tucano, em discurso após a formalização do apoio.

 

Com MSN Notícias

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente