Fale com a gente

Política Transmissão

Cida Borghetti toma posse no cargo de governadora do Paraná

Publicado

em

Foto: Ricardo Almeida/ANPr

Cida Borghetti (PP) tomou posse como governadora do Estado na manhã desta sexta-feira (06), após a renúncia do governador Beto Richa (PSDB) para disputar a eleição para o Senado. Com isso, ela se torna a primeira mulher na história a ocupar em definitivo o comando do Estado. Antes, apenas a vice-governadora Emília Belinati havia assumido o posto na gestão de Jaime Lerner, mas interinamente.
A princípio, Cida terá nove meses de mandato até 31 de dezembro. Mas ela assume desde já como pré-candidata à reeleição. Esposa do ex-ministro da Saúde e deputado federal Ricardo Barros (PP), a nova governadora promete uma administração de “continuidade” em relação à gestão Beto Richa. Mas pessoas próximas a ela apontam que, no cargo, Cida deve procurar imprimir seu próprio estilo, apostando em uma agenda mais “positiva”, em contraste com os três primeiros anos do mandato de seu antecessor, marcado por um forte ajuste fiscal que trouxe grande desgaste para o tucano, principalmente entre os servidores públicos estaduais. Tanto que apesar de ter mantido silêncio sobre a composição de sua equipe, segundo fontes do grupo da vice, uma de suas primeiras medidas será trocar o comando da Secretaria de Estado da Fazenda, à cargo de Mauro Ricardo Costa desde o final de 2014. 

CARREIRA

Cida Borghetti começou a carreira política concorrendo à prefeitura de Maringá em 2000, quando fez 22.392 votos, mas não se elegeu. O primeiro mandato veio em 2002, como deputada estadual, com 53.225 votos, pelo Partido Progressista Brasileiro (PPB), sendo reeleita quatro anos depois.
Em 2010, Cida Borghetti elegeu-se para a Câmara Federal. Em 2014, foi indicada para vice na chapa do governador Beto Richa, reeleito no primeiro turno.

Com informações Bem Paraná

Copyright © 2017 O Presente