Fale com a gente

Política Disputa

Com mudanças nas chapas, Paraná tem dez candidatos ao governo e 16 ao Senado

Publicado

em

As chapas com as alianças já estão definidas, mas o registro das candidaturas pode ser feito até o dia 15 de agosto no Tribunal Regional Eleitoral. (Foto: Divulgação/ANPR)

Com mudanças nas chapas, o Paraná agora tem dez candidatos ao governo e 16 ao Senado Federal. Alguns candidatos mudaram os cargos que pretendem disputar e algumas chapas incluíram candidaturas. Nessa segunda-feira (06) data em que as atas das convenções partidárias foram entregues ao Tribunal Regional Eleitoral, o PCO anunciou o lançamento da candidatura de Priscila Ebara ao governo do Estado, com Hallyson Hilário Coutinho na vice e Gilson Mezaroba ao Senado.

O PRTB, do candidato ao governo Geonísio Marinho, mudou o nome do vice. Agora será Eliceu Palmonari, também do PRTB. O partido Patriota lançou Roselaine Ferreira como candidata ao Senado Federal. Com as alterações na chapa do PRTB, PSL, Patriotas e PCO, são, até agora, dez candidatos ao governo do Paraná e 16 ao Senado.

As chapas com as alianças já estão definidas, mas o registro das candidaturas pode ser feito até o dia 15 de agosto no Tribunal Regional Eleitoral.

O deputado federal Fernando Francischini, do PSL, desistiu de concorrer ao Senado e será candidato a deputado estadual. Com os votos que pretende fazer, pode eleger uma bancada grande de apoiadores de Jair Bolsonaro, presidenciável da legenda, para a Assembleia Legislativa na votação proporcional. Até nessa segunda-feira (06), Francischini dizia que sairia ao Senado para garantir palanque para Bolsonaro.

Segundo Francischini, a desistência fará com que ele tenha mais tempo para coordenar a campanha pela Presidência. O PSL lançou o advogado e jornalista Ogier Buchi ao governo do Paraná, garantindo que Bolsonaro tenha espaço no Estado. Para o Senado, o partido indicou Ana Barroso.

Francischini é delegado da Polícia Federal e adota discurso radical, principalmente na área de segurança. Como vai pretende se eleger deputado estadual, vai ternar eleger o filho, Felipe Francischini, do mesmo partido, na Câmara Federal.

Outras mudanças ainda podem ocorrer. A deputada federal Christiane Yared, do PR, por exemplo, ainda quer se candidata ao Senado. A intenção teria sido vetada pelo partido dela, que faz parte da chapa de Ratinho Junior ao governo. Yared tenta com a Executiva Nacional um aval para lançar a candidatura ao Senado. Por enquanto, ela continua como candidata à reeleição na Câmara Federal.

Confira a lista atualizada dos candidatos no Paraná

 

Cida Borghetti (PP)
Chapa: PP/PSDB/PP/PSB/PTB/DEM/PROS/PMN e PMB
Vice: Coronel Malucelli (PMN)
Senado: Beto Richa (PSDB)
Senado: Alex Canziani (PTB)

 

Ratinho Junior (PSD)
Chapa: PSD/PSC/PRB/PR/PPS/PV/PHS/PODE/AVAN
Vice: Darci Piana (PSD)
Senado: Professor Oriovisto (PODE)
Senado: Renan da Mata (PSC)

 

João Arruda (MDB)
Chapa: MDB/PDT/SD/PCdoB
Senado: Roberto Requião (MDB)
Senado: Nilton Friedritch (PDT)

 

Doutor Rosinha (PT)
Vice: Anaterra Viana (PT)
Senado: Mirian Gonçalves (PT)

 

Jorge Bernardi (REDE)
Chapa: REDE/DC/PPL
Senado: Flavio Arns (REDE)
Senado: Luiz Adão (DC)

 

Professor Piva (PSOL)
Chapa: PSOL/PCB
Senado: Rodrigo Tomazini (PSOL)
Senado: Jaqueceline Parmigiani (PSOL)

 

Ogier Buchi (PSL)
Chapa: PSL/PTC/PATRI
Vice: Caxias Ribas (PATRI)
Senado: Ana Barroso (PSL)
Senado: Roselaine Ferreira (PATRI)

 

Geonísio Marinho (PRTB)
Chapa: PRTB/PRP
Vice: Eliceu Palmonari (PRTB)
Senado: Rodrigo Reis (PRTB)
Senado: José Maria Boni (PRTB)

 

Professor Ivan Bernardo (PSTU)
Vice: Carminha Moreira (PSTU)

 

Priscila Ebara Guimarães (PCO)
Vice: Hallyson Hilário Coutinho (PCO)
Senado: Gilson Mezarobba (PCO)

 

Com agências

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente