Fale com a gente

Política ELEIÇÕES 2018

Conheça os planos dos candidatos ao governo para a Educação

Publicado

em

Próximo governador terá que administrar conflitos com professores e baixos índices de aprendizado (Foto: Divulgação)

Apontada como um dos principais instrumentos de desenvolvimento e redução das desigualdades sociais, a educação é um dos grandes desafios para quem pretende governar o Paraná nos próximos quatro anos. Até porque, nos quatro anos anteriores, o setor público educacional viveu um período de grande conflagração, motivado pelos conflitos entre os professores e funcionários de escolas e a administração Beto Richa (PSDB), que culminaram no episódio de 29 de abril de 2015, quando servidores em greve entraram em confronto com policiais militares, no Centro Cívico, durante a votação de medidas de ajuste fiscal.

Além disso, o Estado não atingiu as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e viu centenas de escolas serem ocupadas por estudantes em protesto contra as mudanças no ensino médio. Conheça abaixo os principais pontos dos programas dos candidatos ao governo para a educação*.

 

Ratinho Júnior (PSD)

Comunidade Escola Paraná, com a utilização dos prédios das escolas pela comunidade nos finais de semana. Elevar o Índice de Desenvolvimento Educacional (IDEB), reduzir a evasão no Ensino Médio, e aprimorar as condições para o acesso ao Ensino Superior. Criação de um índice de qualidade da educação. Na área pedagógica, é emergencial que todas as crianças e jovens paranaenses estejam na escola, com aprendizagem adequada e na idade correta. Para atingir esse objetivo serão desenvolvidos projetos centrados na aprendizagem do aluno. Um desses projetos concentrará a busca pela erradicação do analfabetismo escolar.

 

Cida Borghetti (PP)

Buscar alternativas que atendam às demandas dos professores em relação à hora-atividade. Estudar alternativas para oferta de disciplinas não previstas na nova Base Nacional Comum Curricular, como Filosofia, Arte,  Educação Física. Reorganizar o programa de formação de Professores. Reformular e reativar o PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional. Instituir programa de prevenção à saúde  dos profissionais da área de educação, valorizando o bem-estar daqueles que formam diariamente os cidadãos paranaenses. Investimento em tecnologias como robótica, programação.Criar um programa estadual de iniciação científica e artes.

 

João Arruda (MDB)

O programa do candidato do MDB fala em “Educação estruturante – democratizada, profissionalizante e inclusiva”. Diz ainda que “é obrigação do Estado garantir, especialmente aos de menor renda e aos assalariados (…) educação de primeiríssima qualidade”. O plano cita “melhorias” da qualidade do ensino fundamental e reorganização do ensino médio.

 

Dr Rosinha (PT)

Valorização dos profissionais de educação com educação continuada, plano de carreira e piso salarial. Nova Lei do Sistema Estadual de Educação. Ampliar a Educação em Tempo Integral para 50% das escolas, no mínimo, e 25% dos alunos da rede estadual de ensino, nos próximos dez anos. Retomaro contraturno aos estudantes. Retomar o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) para professores. Debate nas escolas sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Apoiar a implantação da Educação Infantil em todos os municípios. Criar as condições para que 100% das crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos estejam matriculados no Ensino Fundamental. Garantir Conexão de Internet com qualidade nas escolas.

 

Jorge Bernardi (Rede)

Priorizar o ensino médio, objetivando disponibilizar a universalização da formação técnico-profissional. Erradicar o analfabetismo no período de quatro anos. Ampliar o número de escolas de educação integral no ensino fundamental, disponibilizando-as em especial nos municípios com mais de 30 mil habitantes. Valorização dos professores e profissionais da educação, por meio de melhorias na sua formação, e planos de cargos e salários. Assegurar e manter programas de educação inclusiva e apoiar as escolas particulares sem fins lucrativos. Programa Escola Feliz: melhorar e modernizar a estrutura física das escolas, com ênfase ao acesso, com qualidade, às novas tecnologias da informação e a espaços recreativos para práticas desportivas.

 

Professor Piva (PSOL)

Cumprimento da Lei do Piso, manutenção de verbas das universidades estaduais, melhoria de condições estruturais nas escolas e universidades.  Vinculação de uma parte da verba arrecadada com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para as universidades estaduais. Criação de um “Plano Estadual de Assistência Estudantil”, com verbas destinadas e vinculadas a esse direito dos estudantes. Garantir que as universidades funcionem sob o regime tripartite, com paridade entre professores, funcionários e estudantes nos espaços colegiados de decisão.

 

Ogier Buchi (PSL)

Promover a melhoria da qualidade do ensino médio; estabelecendo metas para alunos e professores, com ênfase na disciplina e nos resultados escolares, e na adequação da remuneração de professores.

 

Priscila Ebara (PCO)

Estatização da saúde, da educação e de todos os serviços públicos fundamentais.

 

Ivan Bernardo (PSTU)

O programa de governo do candidato do PSTU não tem um capítulo específico sobre educação. Fala que “só é possível garantir emprego, salário, saúde, moradia, acabar com as opressões, com a violência e com a corrupção, tomando medidas antiimperialistas e anticapitalistas. Defende ainda Saúde, transporte e educação públicos, gratuitos e de qualidade. Cita que Ivan Bernardo é professor da rede estadual de educação do Paraná e “esteve a frente das principais lutas em defesa da educação publica”.

 

*O candidato Geonísio Marinho (PRTB) não entregou o plano de governo à Justiça Eleitoral.

 

Com agências

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente