O Presente
Política

“Considero o ano de 2017 incrível”, comemora Cleci Loffi

calendar_month 22 de dezembro de 2017
6 min de leitura

Apesar do cenário político e econômico no Brasil ter sido marcado em 2017 pelas dificuldades, mas ainda há gestores que conseguem comemorar os bons resultados. Este é o caso da prefeita de Mercedes, Cleci Loffi (PMDB), que avalia o ano como sendo de muitos resultados positivos e resume como um “sucesso” em termos de conquistas.

Otimista para 2018, quando diversos projetos já estão planejados pela equipe de governo, em entrevista ao Jornal O Presente a mandatária enumera algumas das ações que a prefeitura pretende colocar em prática no próximo ano. A peemedebista também revela que pode deixar o PMDB e decreta seu apoio para a disputa ao Governo do Estado no próximo ano: o hoje pré-candidato Ratinho Junior (PSD), caso seu nome seja confirmado em convenção. Confira.

O Presente (OP): O ano foi considerado muito difícil no cenário político e econômico nacional. O município conseguiu se desvencilhar e ter uma boa gestão em 2017?

Cleci Loffi (CL): Considero o ano de 2017 incrível falando da administração municipal. Toda nossa nação passou por momentos difíceis e de crise e o cenário político foi totalmente atípico. Mas com tudo isso que ocorreu, eu já começo a ter uma visão diferente: que está começando a ter justiça na política brasileira. Já vejo uma luz no fim do túnel. Tudo isso que ocorreu não vou dizer que aconteceu por gestões de agora. Essas histórias já vêm de muitos anos e estão sendo abertas as caixas-pretas do cenário político nacional. Começo a acreditar que as coisas tendem a melhorar e percebo que as pessoas também estão querendo isso, estão buscando analisar melhor os políticos brasileiros que trabalham e os que realmente não merecem mais voltar aos cargos. Para o município, considero 2017 como o ano em que tivemos grandes vitórias. Caminhamos a passos bastante largos, mas também vejo um ano em que tentamos sugar todas as energias da nossa equipe. Isso em todos os setores. Foi um ano extremamente corrido, que tentamos conquistar recursos e parcerias para que possamos trabalhar nos próximos três anos com o que buscamos em 2017. Foi, portanto, um ano muito puxado, mas tenho certeza que politicamente e administrativamente falando foi de sucesso.

 

 

OP: A senhora avalia eventuais mudanças na equipe de governo para o início de 2018?

CL: É possível, mas não creio que será no início de 2018. De repente no decorrer do ano ou mais tardar no começo de 2019. É preciso ocorrer avaliação dos secretários, das equipes, enfim, praticamente dos comissionados como um todo. Precisamos fazer com que realmente os trabalhos fluam, e para fluir de forma mais positiva todos precisam andar no mesmo ritmo. Contamos com secretários extremamente dedicados e pessoas que estão correndo atrás para fazer o melhor nas suas pastas, mas precisaremos passar por uma avaliação popular também para ver o que podemos fazer de melhor para desenvolver um trabalho ainda mais positivo perante o povo. Vamos sentar com os secretários para mostrar o novo desenho da administração pública. A partir dali vamos tomar a decisão: quem gostaria de permanecer, permanece; quem acha que não tem condição de seguir neste ritmo, fica à disposição.

 

 

OP: Em termos de planejamento para 2018, quais os principais serviços e/ou obras que a prefeitura pretende executar no próximo ano?

CL: Em uma reunião no início de dezembro conversamos com todos os secretários justamente para planejar 2018 com antecedência e para que na retomada dos serviços, em 17 de janeiro, tenhamos a programação mês a mês ou bimestral de todas as atividades que serão desenvolvidas. Temos algumas metas que precisamos atingir, principalmente na Agricultura e Viação. Vamos trabalhar de forma muito intensa em cima da pavimentação poliédrica e solo brita no interior. Nestas duas áreas daremos um foco muito grande. Também estamos planejando criar um programa específico voltado ao incentivo à piscicultura, incluindo uma eventual parceria com a C.Vale, e existe um projeto no futuro para a construção de um frigorífico de peixes. Na Educação e Cultura, há o projeto para ampliação da creche, que deve ser concluída até março. Na Saúde, estamos fazendo renovação de toda frota. Na Viação e Obras também haverá a renovação da frota e ampliaremos muito mais o nosso parque de máquinas para conseguir atender as demandas, como estes projetos futuros que pensamos de incentivos na área rural. Na Assistência Social, um dos grandes projetos que temos para 2018 é a construção do Centro Dia, que será um espaço que receberá durante o dia pessoas acamadas e idosas, as quais retornam para seu lar no fim da tarde. Na área central, estamos em processo de revitalização da Avenida João XXIII. Um trecho já foi inaugurado e terá continuidade na saída para Três Irmãs, inclusive com a construção de uma rotatória para dar mais segurança aos veículos. Além disso, cadastramos o município no programa do governo federal chamado Avançar Cidades, a partir do qual protocolamos alguns projetos. Um é voltado à revitalização de toda Avenida Dr. Mário Totta, cuja via dá acesso à cidade, sendo que a remodelação já aconteceu do portal até a segunda quadra a partir de uma parceria com uma empresa, mas queremos que tenha continuidade; para a Rua Osvaldo Cruz, no trecho entre a prefeitura e a Escola Tiradentes, cadastramos um projeto para fazer o alargamento da via. Em relação ao lago municipal, recebemos o contêiner com a quadra sintética, a qual deve ser montada por uma equipe do Governo do Estado em fevereiro. Já está na nossa conta os R$ 350 mil repassados pela Sedu (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano) a fundo perdido para finalizar essa primeira etapa do lago. Vamos construir os blocos sanitários, uma quadra de areia e faremos toda parte de paisagismo. No Esportes, no dia 23 de janeiro será aberta a licitação visando à reforma e ampliação do Ginásio de Esportes. É uma obra muito esperada, pois o esporte está em destaque, mas vínhamos pecando um pouco na estrutura. Com essa revitalização, sem dúvida, teremos um belo espaço para receber nossos atletas.

Confira essa matéria completa em nossa edição impressa desta sexta-feira (22)

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.