Fale com a gente

Política

Deputados enaltecem desempenho de seus partidos na região

Publicado

em

Arquivo/OP

Entre os principais nomes da política paranaense, os deputados estaduais Ademir Bier (PMDB) e Elio Lino Rusch (DEM) se mostraram satisfeitos com o desempenho nas urnas das siglas às quais são filiados ou então com a eleição de candidatos coligados, mesmo que sejam pertencentes a outras denominações partidárias.

Em entrevista concedida ao Jornal O Presente, os deputados com domicílio eleitoral em Marechal Cândido Rondon e base em dezenas de municípios da região fizeram avaliação do pleito eleitoral disputado no último dia 02, ocasião na qual enalteceram o processo democrático que culminou na eleição de vereadores, vice-prefeitos e prefeitos. Ambos destacaram o fortalecimento de suas siglas em virtude de importantes vitórias, além de citar a reestruturação nas cidades onde foram registradas derrotas.

O partido que obteve mais vitórias nas cidades analisadas foi o PMDB, elegendo quatro prefeitos na comarca rondonense, casos de Mercedes e Nova Santa Rosa – onde a coligação à majoritária foi chapa puro-sangue -,

além de Pato Bragado e Quatro Pontes. A sigla também venceu o pleito nos municípios de Santa Helena e São Pedro do Iguaçu, totalizando seis municípios na região. Entre os municípios onde coligou na majoritária estão Itaipulândia, Palotina e Terra Roxa.

O PMDB emplacou total de 39 vereadores, sendo eles representantes dos municípios de Assis Chateaubriand, Céu Azul, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Missal, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu e Toledo.

Já o Democratas (DEM) teve quatro prefeitos eleitos, respectivamente nas cidades de Céu Azul, Guaíra, Marechal Rondon e Ouro Verde do Oeste, além dos vice-prefeitos de Quatro Pontes e São José das Palmeiras. O rendimento também é avaliado como muito positivo pelo seu maior líder, deputado Elio Rusch. A coligação sagrou-se vitoriosa nos municípios de Assis Chateaubriand, Maripá, Missal, Palotina, São José das Palmeiras e Toledo. O prefeito de Entre Rios do Oeste foi apoiado pelo deputado, sendo reeleito para mais quatro anos.

A partir de 1º de janeiro de 2017 os democratas terão 27 assentos nas Câmaras Municipais de 12 cidades da região, respectivamente: Céu Azul, Guaíra, Marechal Rondon, Maripá, Mercedes, Missal, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes e São José das Palmeiras. Os números das siglas são ainda maiores se forem consideradas as 52 cidades da AMOP.

 

Ampliamos nossa participação nos municípios, diz Ademir Bier

Deputado estadual pelo 5º mandato, Ademir Bier defende que o rendimento do PMDB foi muito bom no Oeste e na microrregião. Foi dentro daquilo que a gente esperava em uma eleição diferente, curta, e na qual tivemos que nos adequar ao sentimento muito forte de mudança. O povo realmente queria mudar, então onde se elegeu existiam condições para que isso ocorresse. O sentimento de mudança foi muito forte, o que foi observado em toda região, também em Marechal Rondon e Toledo. Mesmo nos municípios onde nós ganhamos também havia este sentimento. O povo não estava muito preocupado em quem iria eleger, mas, sim, queria mudar. Eu achava que a população teria um critério maior na sua análise das pessoas. Mudou simplesmente por mudar e sem fazer as devidas avaliações necessárias, mas eleição é assim: você perde e também ganha. A minha avaliação é muito boa porque o desempenho do PMDB na região foi fortíssimo, destaca.

Bier salienta que houve melhora em relação ao pleito de 2012. Ampliamos a nossa participação nos municípios em número de vereadores. Tudo teve um crescimento considerável, expõe. Segundo o parlamentar, a organização da militância do PMDB na região foi o fator determinante para que isso acontecesse, contribuindo para a vitória dos candidatos à majoritária também pela oposição em inúmeras cidades.

No entendimento do parlamentar, sua base saiu fortalecida pela quantidade de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos eleitos, assim como pela renovação dos quadros. Estou satisfeito. É claro que nós queríamos nossos companheiros ganhando em todos os municípios, o que nem sempre é possível. Em eleição se perde e se ganha, eu também já perdi e é assim que funciona. Eu reforço a tese de que não é possível que o país não promova a reforma política. Com essa quantidade enorme de partidos você perde a oportunidade de disputas interessantes porque há candidaturas inviáveis, sem qualquer proposta e sem espaço para debates. Efetivamente esta reforma deve ser feita, ressalta.

Ao ser questionado se o desempenho da sigla o anima para as eleições de 2018, Bier enfatiza que vai esperar a poeira baixar, cumprimentar os eleitos e dialogar com os candidatos que não obtiveram êxito. Vamos descansar, porque foi uma campanha bastante cansativa. Nesses dias temos embates na Assembleia Legislativa, portanto vamos descansar quando possível para conversar no ano que vem com prefeitos, vice e vereadores eleitos e continuar a nossa rotina para o desenvolvimento do partido, finaliza.

 

Nosso grupo saiu bem fortalecido nesta eleição, afirma Elio Rusch

Ocupando o 7º mandato consecutivo como deputado estadual, Elio Lino Rusch avalia que o desempenho do Democratas no pleito deste ano foi muito bom na região, culminando com a eleição de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e aliados. Onde não elegemos prefeito, fizemos vice ou então elegemos o sucessor dentro da coligação. Em Quatro Pontes elegemos o vice-prefeito, em São José das Palmeiras fizemos o sucessor e o vice-prefeito, em Céu Azul e Ouro Verde do Oeste elegemos os prefeitos. O Democratas elegeu prefeitos de três cidades com porte médio, casos de Marechal Rondon, Guaíra e Céu Azul. Em Palotina o Democratas está na coligação, assim como Entre Rios do Oeste e Maripá, onde ganhamos, mas não com o partido na cabeça. Podemos dizer que o nosso grupo político saiu bem fortalecido nesta eleição em comparação com a última para prefeito, analisa.

Rusch salienta que houve aumento da expressão partidária, isto porque o DEM venceu o pleito em municípios de porte médio, passando por eleições em cidades com três mil eleitores até cerca de 40 mil. Eu posso dizer que saio muito satisfeito. É lógico que perdi em alguns municípios onde isso não devia acontecer, o que faz parte da democracia. Quando se disputa uma eleição ou você ganha ou perde, não tem como haver empate, enfatiza.

O parlamentar enaltece que o resultado é animador e confere projeção positiva para os próximos dois anos. Embora ainda restem dois anos, você sempre participa de uma eleição visando às próximas e não é só participar da campanha, sendo importante estar nas articulações das coligações e na busca pelas formações das chapas. É aí que entra o nosso trabalho, mesmo porque tem eleição de dois em dois anos. Embora eu defenda a unificação das eleições a cada cinco anos – espero que possa viver isso ainda com uma eleição geral de vereador a presidente da República -, enquanto isso não acontece a gente participa de duas campanhas para se eleger uma vez, declara.

Rusch credita como fator determinante para este desempenho nas urnas o trabalho realizado ao longo do tempo. Também às pessoas que estiveram envolvidas diretamente na campanha em cada município, mesmo porque nenhum candidato se elegeu com méritos próprios, sendo que o candidato teve um conjunto de pessoas que participaram da eleição. Infelizmente perdemos em alguns municípios e felizmente ganhamos em outros, por isso não tem como fazer uma avaliação individual. Falo em termos regionais e digo que saio satisfeito porque para mim foi muito bom. Tenho conversado com todos os nossos candidatos, os que perderam também, e digo que a campanha e a política não terminam aqui. Isso faz parte, finaliza.

Copyright © 2017 O Presente