Fale com a gente

Política Gestões inovadoras

Deputados federais conhecem iniciativas do PTI para tornar as cidades mais inteligentes

Publicado

em

Fotos: Divulgação

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) recebeu, nesta segunda-feira (02), uma comitiva do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes). Durante a visita organizada em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o grupo pôde conhecer algumas das soluções desenvolvidas no Parque Tecnológico com foco em tornar as cidades mais inteligentes.

Os sistemas de compartilhamento de veículos elétricos, iluminação inteligente e monitoramento por drones foram algumas das iniciativas apresentadas aos deputados federais Francisco Jr. (PSD/GO) – relator do estudo do Cedes sobre Cidades Inteligentes; Gustavo Fruet (PDT/PR) e Ricardo Pericar (PSL/RJ), ambos membros da Comissão de Desenvolvimento Urbano do Centro.

Esses projetos integram o Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes do PTI, espaço implantado em parceria com a ABDI, que concentra produtos e soluções inovadoras para auxiliar os gestores públicos no que diz respeito aos melhores investimentos que podem ser feitos em benefício das cidades. A ideia é que as empresas nacionais tragam suas tecnologias para serem testadas nesse ambiente. A comitiva também visitou a Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano de Itaipu.

De acordo com o diretor superintendente do PTI, general Eduardo Castanheira Garrido Alves, esta “é uma oportunidade de apresentar nossas experiências e soluções tecnológicas para que os deputados possam divulgá-las no âmbito dos demais parlamentares e dos municípios aos quais estão diretamente ligados, de tal modo que possamos formar parcerias para levar essas soluções para os diversos municípios do nosso País”.

 

CIDADES INTELIGENTES NA CÂMARA FEDERAL

Um estudo específico sobre Cidades Inteligentes está sendo desenvolvido no âmbito da Câmara dos Deputados com o objetivo de avaliar o impacto do crescimento urbano no transporte público, segurança, mobilidade, educação e serviços públicos em geral. A ideia é também sugerir inovações para garantir melhoria de qualidade de vida da população, sempre com foco na cidadania e no bem-estar das pessoas.

O deputado Gustavo Fruet (PDT/PR) lembrou que muitas das aplicações encontradas hoje no mercado são importadas e caras. Por isso “é fundamental que o Brasil desenvolva tecnologias e tenha capacidade de criar novas aplicações. Hoje, o PTI cumpre esse papel de inovação em parceria com a ABDI”. Fruet ainda destacou que “é uma alegria saber que aqui no Paraná está sendo produzido o que tem de mais avançado em termos de tecnologia no mundo”.

Ricardo Pericar (PSL/RJ) ressaltou que a missão do grupo é fazer com que essas tecnologias cheguem aos municípios e melhorem a qualidade de vida de seus habitantes. Ele ainda pontuou que “é importante que não permanecemos apenas no debate e encontremos mecanismos que possam facilitar o acesso a essa tecnologia por parte dos prefeitos e municípios”.

O deputado federal Francisco Jr. (PSD/GO) explicou que é necessário criar condições reais para que as tecnologias e conceitos de Cidades Inteligentes cheguem até os municípios. “Precisamos modernizar e aprimorar a nossa legislação para que criemos viabilidade e possamos colaborar com os gestores dando a eles essa perspectiva de que cidades inteligentes no Brasil não é coisa para o futuro, mas algo que deve ser começado agora.”

O Cedes é um órgão técnico-consultivo vinculado à Presidência da Câmara dos Deputados, composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa.

Com assessoria 

Copyright © 2017 O Presente