Fale com a gente

Política Estado

Deputados serão empossados hoje na Assembleia Legislativa

Publicado

em

Fachada da Assembleia Legislativa do Paraná (Foto: Josette Leprevost/Alep)

A posse dos 54 deputados estaduais eleitos em outubro acontece na hoje (1º), durante cerimônia que inicia às 14h15 e será realizada no plenário da Assembleia Legislativa, marcando o início a 19ª legislatura da história paranaense (2019/2023).
Enquanto para 20 deles esta será a primeira experiência no Parlamento estadual, outros 32 deputados foram reeleitos e darão continuidade à atuação política. Duas deputadas já ocuparam cadeiras na Alep e estão retornando à Casa.
O deputado mais jovem é o universitário Matheus Viníccius Ribeiro Petriv (Boca Aberta Junior) (PRTB), de Londrina, que representa a região Norte do Estado e assume a função com 23 anos. Também vem de Londrina o parlamentar mais idoso: é o médico e deputado Tercílio Turini (PPS), 74 anos, eleito para o 3º mandato.
Os resultados das eleições de 2018 mostram que os mais de oito milhões de paranaenses que compareceram às urnas promoveram uma renovação de cerca de 40% das cadeiras da Assembleia. Ou seja, 22 dos novos deputados não fazem parte da atual legislatura. Além dos deputados do PPS e PRTB, haverá nesta legislatura representantes de mais 18 partidos, totalizando 20 legendas: PT, DEM, MDB, PDT, PMN, PODE, PP, PPL, PR, PRB, PROS, PSB, PSC, PSD, PSDB, PSL, PTB e PV.

Suplentes
Dois deputados reeleitos para um segundo mandato pelo PSD – Guto Silva (nomeado chefe da Casa Civil) e Marcio Nunes (secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental e Turismo) – foram convocados pelo governador Ratinho Junior e já fazem parte da equipe do Governo do Estado. Dessa forma, logo após a posse, eles deverão voltar a pedir licença da Assembleia. Os respectivos suplentes serão convocados.

(Com informações Assembleia Legislativa)

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente