Fale com a gente

Política

Dilma sanciona lei que amplia direitos de domésticas com INSS menor para patrão

Publicado

em

Divulgação

O texto que regulamenta a emenda constitucional que amplia os direitos das empregadas domésticas, conhecida como PEC das Domésticas, foi publicado no “Diário Oficial da União” hoje (02). O texto foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff na segunda-feira, 1º, e entra em vigor mais de dois anos depois da promulgação da proposta de Emenda à Constituição.

A lei traz sete novos benefícios para os trabalhadores, além dos que entraram em vigor em 2013. A regulamentação teve dois vetos, negando aos vigilantes o sistema de contagem de horas dos domésticos e proibindo a demissão por justa causa quando viola a intimidade do empregador doméstico ou de sua família.

No Diário Oficial da União foram regulamentados sete dos novos direitos da PEC (os mais polêmicos). São eles: adicional noturno; obrigatoriedade do recolhimento do FGTS por parte do empregador; seguro-desemprego; salário-família; auxílio-creche e pré-escola, seguro contra acidentes de trabalho e indenização em caso de despedida sem justa causa

Mudança no pagamento de INSS
Além desses sete novos benefícios, foi mantido o pagamento por parte do empregador de 8% ao INSS. Já no caso da contribuição feita pelo próprio trabalhador, o pagamento ao INSS continua igual ao modelo atual, que é de 8% a 11%, de acordo com a faixa salarial.

Copyright © 2017 O Presente