Fale com a gente

Política Pré-candidato ao Senado

“É o momento de dizer chega”, afirma professor Oriovisto

Publicado

em

Professor Oriovisto Guimarães, pré-candidato ao Senado pelo Podemos, em entrevista coletiva ontem (23), em Curitiba (Fotos: Divulgação)

“Chega! Chega de corrupção, chega de o povo não ter saúde, educação e segurança”. A declaração foi feita ontem (23) pelo professor Oriovisto Guimarães, pré-candidato ao Senado pelo Podemos, em entrevista coletiva em Curitiba.

Afastado do Grupo Positivo, o qual presidiu por 40 anos, liderando seu crescimento e transformação em um dos maiores grupos empresariais brasileiros, o professor Oriovisto assumiu um novo desafio: contribuir para a mudança da forma como a política é feita no Brasil. Ele defende uma gestão pública mais eficiente e o fim dos privilégios políticos, como aposentadorias especiais e foro privilegiado, entre outros.

“Chega de ver o dinheiro dos impostos que pagamos todos os dias, quando compramos arroz e feijão ou qualquer outra mercadoria, sendo desviado para as mordomias dos palácios dos governantes ou para as obras superfaturadas. Chega de políticos voando nos jatinhos da FAB, gastando o dinheiro dos impostos que pagamos. Chega de uma justiça que demora demais para prender corruptos e que solta muitos dos que foram presos”, declarou Oriovisto.

Ele disse que já recebeu diversas propostas para ingressar na política antes, mas que não aceitou porque era empresário. “Eu acho que o sujeito ou é empresário ou é político. Agora, não sou mais empresário, mas ainda tenho muita saúde e disposição para trabalhar. Meu único interesse é contribuir para a construção de um país melhor. Conheço bastante os problemas do Brasil, amo esse país e não posso mais suportar vê-lo do jeito que está”, enalteceu aos jornalistas.

 

Oportunidade

O professor vê as próximas eleições como uma grande oportunidade de a população mudar o quadro de deputados federais e senadores e, assim, mudar o Brasil. “Chega de sermos procurados, como eleitores, só na hora da eleição e depois sermos esquecidos como cidadãos. O eleitor não é o servo dos governantes. O eleitor deve ser o patrão dos governantes, capaz de despedi-los quando administram mal e capaz de mandá-los para cadeia quando roubam”, pontuou.

 

Reforma do Judiciário

Ele avalia que a Justiça precisa ser mais ágil. “Justiça que demora em demasia, transforma-se em injustiça. No combate à corrupção, a reforma no Judiciário é importantíssima. As penas precisam começar a ser cumpridas com a condenação em segunda instância, isto por meio de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), para que não haja mais dúvidas. O foro privilegiado precisa desaparecer”, entende.

 

Reforma Tributária

“A questão tributária dificulta muito a vida dos empresários”, declarou o pré-candidato ao Senado. “São impostos demais, mal organizados e mal distribuídos. Para uma empresa recolher os impostos, precisa ter um exército de pessoas trabalhando só para preencher guias, e isso precisa ser passado a limpo e simplificado”, acredita.

Graduado em Economia, ele avalia que o governo não pode mais aumentar os impostos, uma vez que a carga tributária já é altíssima. Imprimir moeda ou títulos da dívida pública também não seria possível, aponta, porque os juros explodiriam e a economia pararia. “A única maneira de obtermos recursos para investir em educação, saúde, segurança e infraestrutura das estradas e dos portos é por meio da economia, da melhor gestão do governo, com corte gastos supérfluos, diminuição do excesso de funcionários, obras sem superfaturamento e combate à corrupção. Se isto for feito, haverá recursos para tudo que necessitamos e ainda sobrará até para pagar as dívidas do governo”, evidencia.

 

Reforma da Previdência

Oriovisto aponta que o Brasil é um dos poucos países do mundo onde o funcionário público se aposenta com o salário integral, enquanto que os contribuintes da iniciativa privada aposentam-se com valores na média de R$ 2 mil. “Esta é uma receita que não funciona, que concede privilégios enormes a algumas pessoas e uma aposentadoria ridícula à maioria do povo brasileiro. Não é porque a pessoa atua na iniciativa privada ou pública que ela merece ter uma velhice melhor ou pior. É preciso respeitar os direitos adquiridos, mas temos que ter uma Previdência única, igual para todos”, menciona.

De acordo com o professor, a reforma Previdenciária é uma necessidade e uma questão matemática. “No ano passado, o déficit da Previdência Social com os setores público e privado somaram R$ 268,8 bilhões. Como a população está envelhecendo, este déficit tende a aumentar. Em poucos anos, a Previdência vai consumir os recursos do governo e faltará dinheiro para a remuneração dos funcionários públicos, do Exército, da Marinha, dos médicos, professores e demais profissionais”, alerta.

 

Reforma política

Para o pré-candidato do Podemos, é preciso acabar com os excessos que existem no Congresso Nacional e nas Assembleias estaduais, como benefícios especiais, auxílio-moradia e aposentadorias especiais. “Para cada palácio habitado por político, a quem o povo delegou o poder de representá-lo, existem milhões de casas simples de gente que trabalha duro, na lavoura, na indústria e na prestação de serviços e que o sustenta com os impostos que pagam”, lamenta.

Oriovisto analisa que esta prática, dos privilégios e da corrupção, desencantou o brasileiro que já não acredita nos políticos. “O povo precisa retomar o poder, com representantes honestos que trabalhem pelo povo. O artigo 1º da nossa Constituição, em seu parágrafo único, diz que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”.

 

Pré-candidatos ao Senado no Paraná

Nas eleições deste ano serão duas vagas para o Senado e cada paranaense poderá votar em dois nomes. Entre os pré-candidatos estão os ex-governadores Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (MDB), professor Oriovisto (Podemos), deputado federal Alex Canziani (PTB), deputada federal Cristiane Yared (PR), deputado federal Delegado Francischini (PSL), ex-senador Flávio Arns (Rede), servidora pública estadual Jacqueline Parmegiani (PSOL), ex-vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves (PT), deputado estadual Ney Leprevost (PSD), servidor público estadual Rodrigo Tomazini (PSOL), deputado federal Takayama (PSC), ex-deputado federal Wilson Picler e ex-vereador de Santa Cruz de Monte Castelo, Zé Boni (PRTB).

 

Site e mídias sociais

O professor Oriovisto mantém um site oficial e também está nas mídias sociais: www.professororiovisto.com.br, www.facebook.com/professororiovisto/, www.instagram.com/professororiovisto/ e www.youtube.com/channel/UCGVns5EG38qfdFa-FV7ECjQ.

 

 

Professor Oriovisto Guimarães, pré-candidato ao Senado pelo Podemos: “Chega de ver o dinheiro dos impostos que pagamos todos os dias, quando compramos arroz e feijão ou qualquer outra mercadoria, sendo desviado para as mordomias dos palácios dos governantes ou para as obras superfaturadas”

 

 

Pré-candidato ao Senado pelo Podemos defende uma gestão pública mais eficiente e o fim dos privilégios políticos. Ele elenca como prioritárias as reformas política, tributária, previdenciária e judiciária

 

 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente