Fale com a gente

Política Conversas com partidos

Em busca de apoio no Congresso, Bolsonaro recebe 4 partidos nesta semana

Publicado

em

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, e o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, receberão juntos as bancadas de 4 partidos nesta semana (Foto: Reprodução)

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, intensificará nesta semana as conversas com os partidos no Congresso. O militar recebe bancadas de 4 siglas: MDB, PSDB, PR e PRB.

Até agora, Bolsonaro havia priorizado as reuniões com bancadas temáticas, como a religiosa e a ruralista. O militar também tratava individualmente com alguns deputados.

Bolsonaro desembarca em Brasília na terça-feira (04). No mesmo dia, reúne-se com congressistas do MDB e do PRB. Na quarta-feira (05), recebe as bancadas do PSDB e do PR.

Todas as reuniões serão realizadas no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede do governo de transição, e terão a presença do futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Com exceção do MDB, os outros 3 partidos (PSDB, PR e PSDB) formaram já no 1º turno das eleições presidenciais uma aliança para apoiar o candidato tucano Geraldo Alckmin (PSDB). O MDB lançou Henrique Meirelles, mas muitos integrantes do partido apoiaram Bolsonaro.

As 4 legendas somam atualmente 163 cadeiras na Câmara: MDB (52 deputados), PSDB (49), PR (41) e PRB (21).

Para 2019, o número deve ser menor: elegeram 126 nomes. Mesmo assim, comporão uma força significativa. PR e PRB já aproximaram-se de Bolsonaro. O MDB afirmou que terá 1 posicionamento independente, mas tende a votar por projetos defendidos pelo novo governo. O PSDB é o que apresenta maior divergência interna sobre compor oficialmente uma aliança formal com o militar.

Bolsonaro também deve ser reunir com a futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na terça-feira (04) e com diplomatas na quarta-feira (05). A expectativa é o que o presidente eleito finalize os anúncios sobre seus ministros. Já nomeou 20 integrantes da Esplanada. Faltam Meio Ambiente e a pasta que terá as atribuições de Direitos Humanos. Bolsonaro retorna ao Rio na quinta-feira (06).

 

Com MSN Notícias

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente