No Fórum Eleitoral de Marechal Cândido Rondon já está praticamente tudo pronto para a eleição de domingo (28). No último fim de semana foi realizada a cerimônia de carga e lacração das urnas eletrônicas. Na quinta-feira (25), por sua vez, as caixas com os equipamentos foram organizadas de acordo com as rotas de envio para as seções eleitorais.
A comarca rondonense possui aproximadamente 51,2 mil eleitores, sendo que o município-sede conta com 38.861 eleitores, Mercedes soma 4.546, Pato Bragado tem 4.239, enquanto Quatro Pontes possui 3.559 eleitores.
Como desta vez o eleitor deve digitar apenas os dois números para escolher o próximo presidente da República, enquanto no primeiro turno foi preciso escolher seis candidatos, a expectativa é que a votação seja significativamente mais rápida.
Conforme estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores devem gastar em torno de 15 segundos na cabina de votação no domingo. Contando a identificação do eleitor e o voto na urna, o tempo estimado é de 41 segundos.
Vale ressaltar que o eleitor que não votou no primeiro turno pode votar normalmente no domingo, desde que esteja com o título ativo.
JUSTIFICATIVA ELEITORAL
Na impossibilidade de comparecer às urnas ou caso esteja fora de seu domicílio eleitoral, o eleitor deve justificar sua ausência por meio do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). Aquele que não votou nem justificou a ausência às urnas tem até o dia 06 de dezembro para apresentar justificativa.
Esse formulário pode ser obtido gratuitamente na página do TSE (www.tse.jus.br), nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nas páginas dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) (no caso do Paraná por meio do site www.tre-pr.jus.br) e, no domingo, nos locais de votação ou de justificativa.
A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno, terá de justificar a ausência a cada um, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos de cada turno.
O Presente