Fale com a gente

Política Desvio de dinheiro

Ex-secretário de Santa Tereza do Oeste é condenado por fraude em licitações na saúde

Publicado

em

O ex-secretário de saúde Fernando Prado foi condenado a oito anos e quatro meses de prisão em regime semiaberto por fraudes em licitações e peculato (Foto: Reprodução/RPC)

O ex-secretário de saúde de Santa Tereza do Oeste, Fernando Prado, foi condenado a oito anos e quatro meses de prisão em regime semiaberto por fraudes em licitações e peculato.

Na mesma decisão, publicada na quinta-feira (28) e à qual cabe recurso, o Tribunal de Justiça (TJ-PR) condenou empresários investigados na Operação Panaceia, deflagrada em 2015.

As penas nestes casos variam de cinco a oito anos de prisão, além de multa.

Um dos empresários e o ex-secretário – que chegou a ser preso em janeiro de 2016 – serão monitorados por tornozeleira eletrônica. Os demais devem cumprir a pena em regime aberto.

 

Desvio de dinheiro

As investigações que apuram um esquema de desvio de dinheiro público em contratos de compra de medicamentos e contratação de serviços para a área da saúde envolvem agentes políticos, servidores e empresários de cerca de 20 cidades da região, entre elas Ibema, Corbélia e Santa Tereza do Oeste.

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ao menos 50 licitações foram fraudadas para que prefeitos e secretários recebessem propina de empresas fornecedoras que, entre outros, emitiam notas frias e entregavam medicamentos vencidos.

A suspeita é que o esquema desviou mais de R$ 1,2 milhão dos cofres públicos.

 

Com G1 e RPC 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente