Fale com a gente

Política Quatro municípios

Expectativa de pleito eleitoral tranquilo na comarca rondonense

Publicado

em

Foto: Joni Lang/OP

Concluído o período de campanha eleitoral reservado aos candidatos e coligações, é chegado o momento das pessoas exercerem a democracia através do voto. No domingo (07), das 08 às 17 horas, a expectativa é de que 147.306.275 pessoas votem em todo o país, sendo 7.971.087 no Paraná. Na 121ª Zona Eleitoral de Marechal Cândido Rondon, que além da cidade-sede abrange os municípios de Mercedes, Pato Bragado e Quatro Pontes, 51.205 eleitores devem comparecer às urnas para votar naqueles que consideram os nomes ideais para representá-los nos próximos quatro anos aos cargos de deputado federal, deputado estadual, senador (dois votos), governador e presidente da República.

O chefe do Cartório Eleitoral de Marechal Rondon, Fábio Gealh, diz que a exemplo dos pleitos dos anos de 2014 e 2016, novamente a expectativa é de que o processo eleitoral seja tranquilo nas quatro cidades da comarca. “A diferença negativa é que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) remanejou as urnas eletrônicas do Estado e na 121ª Zona Eleitoral foram enviadas urnas modelo 2008, quando antes eram do modelo 2010. Porém, em relação aos modelos mencionados, o que difere é a velocidade de inicialização e encerramento, o que certamente impactará no prazo previsto para o término dos trabalhos”, avisa.

Segundo ele, são 133 seções em Marechal Rondon, 18 em Mercedes, 13 em Pato Bragado e 12 em Quatro Pontes, somando 176 seções nos quatro municípios da comarca. As urnas foram entregues nos locais de votação na manhã deste sábado (06), sendo que o trabalho de leitura e transmissão das mídias de resultado ocorrerá no Fórum Eleitoral. “Por se tratar de eleições gerais, a apuração dos cargos estaduais ocorre no TRE, enquanto os federais serão apurados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Interessados poderão acompanhar a divulgação dos resultados pelo site www.tse.jus.br”, informa.

 

ESCLARECIMENTO

Gealh ressalta que muitos eleitores e algumas escolas procuraram o Cartório Eleitoral nas últimas semanas com a finalidade de obter orientação em relação ao voto, principalmente sobre como votar de maneira consciente. “Em primeiro lugar é importante saber o que não é um voto consciente. Esclarecendo algumas mentiras que circulam pela internet e grupos de conversas, o voto em branco e nulo não influencia em nada no resultado das eleições. Na apuração do resultado das eleições são considerados apenas os votos válidos, excluídos sufrágios em branco e os nulos. Esses votos não valem nada, sequer para desempate. Apesar de quem votar em branco ou nulo dizer que se trata de uma forma de protesto, na verdade a mensagem que essa atitude transmite é a de que para ele tudo está bom e não se importa quem será seu deputado, senador, governador e presidente. Votar em branco ou nulo é como concordar em ‘engolir qualquer coisa’ que te oferecem sem poder reclamar depois”, frisa.

Ele prossegue dizendo também ser mentira que o voto em algum cargo é anulado se todos os outros forem em branco ou anulados. “Caso o eleitor escolha anular, por exemplo, todos os cinco primeiros votos e votar apenas para presidente, este voto será válido. Nada nem ninguém consegue mudar um voto, então mesmo que o eleitor escolha votar em apenas um cargo e anular os demais, o voto válido será registrado normalmente. Após o eleitor apertar a tecla confirma, este voto não pode ser alterado por nenhum sistema ou pessoa”, enfatiza, enaltecendo a credibilidade da urna eletrônica.

Considerando que nos municípios atendidos pelo Fórum Eleitoral de Marechal Rondon não houve o recadastramento biométrico obrigatório, os eleitores registrados nessas cidades que não fizeram a biometria permanecem com os títulos válidos e podem votar normalmente. “A dúvida que surgiu com o julgamento pelo STF (Supremo Tribunal Federal) sobre os títulos cancelados ocorre apenas onde aconteceu o recadastramento obrigatório, o que não é o caso dos quatro municípios da comarca. Aliás, não haverá identificação biométrica em nenhuma das urnas da 121ª Zona Eleitoral nesse pleito, sendo que todos os eleitores serão identificados com documento de identificação oficial com foto”, pontua.

 

FUNÇÃO DOS POLÍTICOS

Antes de falar sobre voto consciente, torna-se imprescindível conhecer a função de cada um dos cargos que são disputados nestas eleições. “Presidente e governador são cargos do Poder Executivo e têm como principal função administrar, gerenciar os recursos públicos com a arrecadação e distribuição das verbas. Para estes cargos é importante o eleitor verificar se o candidato que pede o seu voto possui as características de um bom administrador e se o seu histórico de vida pessoal e pública reflete isso. O eleitor deve conferir se as propostas e os discursos dos candidatos correspondem à função do cargo ao qual concorrem. Por exemplo, se um candidato a um desses cargos do Executivo se posiciona a favor ou contra o aborto isso não importa, porque é competência do Poder Legislativo aprovar lei que permita ou proíba tal prática”, ressalta.

Gealh menciona que deputados estaduais, federais e senadores têm como função legislar – elaborar, extinguir ou modificar leis – e fiscalizar. Desta forma, orienta, o eleitor deve observar se o candidato que pede o seu voto possui as características de um bom legislador e fiscal, de acordo com seu histórico de vida pessoal e de vida pública. “Se um candidato a deputado ou senador concorre à reeleição ou já exerceu o cargo no passado, é importante pesquisar para saber sobre seu histórico nessas atividades, quantas leis apresentou e aprovou e qual foi a postura dele diante de situações que o eleitor considera importantes. Se o candidato à reeleição não teve nenhuma lei aprovada nem fiscalizou bem durante seu mandato, isto deve ser considerado para avaliar se ele merece uma nova oportunidade”, salienta.

 

O Presente

 

Foto: Joni Lang/OP

Copyright © 2017 O Presente