
Uma falsa pesquisa eleitoral, em que não constam informações obrigatórias pela Justiça Eleitoral para divulgação, está circulando em Marechal Cândido Rondon.
No Jornal O Presente foram deixadas três cópias do material durante a madrugada. A suposta pesquisa seria para avaliar o desempenho de candidatos a vereadores.
Para ocorrer a divulgação de qualquer pesquisa é preciso fazer com antecedência o registro junto ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ao tornar público o resultado se faz necessário ter obrigatoriamente as seguintes informações: o período da coleta de dados; a margem de erro; o nível de confiança; o número de entrevistas; o nome da entidade ou da empresa que a realizou e, se for o caso, de quem a contratou; e o número de registro da pesquisa.
Neste material falso consta apenas o número de entrevistas que supostamente teriam sido feitas e o período de coleta das informações.
Os responsáveis por divulgar pesquisa sem o prévio registro das informações obrigatórias ficam sujeitos a multa, que varia de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00, segundo o TSE.
