Fale com a gente

Política

Falsa pesquisa eleitoral circula em Marechal Rondon

Publicado

em

 

 

Uma falsa pesquisa eleitoral, em que não constam informações obrigatórias pela Justiça Eleitoral para divulgação, está circulando em Marechal Cândido Rondon.

No Jornal O Presente foram deixadas três cópias do material durante a madrugada. A suposta pesquisa seria para avaliar o desempenho de candidatos a vereadores.

Para ocorrer a divulgação de qualquer pesquisa é preciso fazer com antecedência o registro junto ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao tornar público o resultado se faz necessário ter obrigatoriamente as seguintes informações: o período da coleta de dados; a margem de erro; o nível de confiança; o número de entrevistas; o nome da entidade ou da empresa que a realizou e, se for o caso, de quem a contratou; e o número de registro da pesquisa.

Neste material falso consta apenas o número de entrevistas que supostamente teriam sido feitas e o período de coleta das informações.

Os responsáveis por divulgar pesquisa sem o prévio registro das informações obrigatórias ficam sujeitos a multa, que varia de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00, segundo o TSE.

Copyright © 2017 O Presente