Fale com a gente

Política

Faremos um governo aberto à população, enaltece João Laufer

Publicado

em

 

Maria Cristina Kunzler/OP

Prefeito eleito de Quatro Pontes, João Laufer: Precisamos trabalhar pela população e unir a comunidade novamente

Foram apenas 33 votos de diferença, mas suficientes para garantir a eleição dos vereadores João Laufer (PMDB) e Tiago Hansel (DEM) como prefeito e vice-prefeito, respectivamente, de Quatro Pontes para a gestão 2017/2020.

Em uma coligação da qual ainda integra o PP, a formação da chapa majoritária de oposição mesclou a experiência do peemedebista, que soma 20 anos de vida pública, sendo a maior parte como vereador e um curto período como secretário de Saúde, com a juventude do democrata, que aos 28 anos já possui ampla experiência em gestão pública e agora foi eleito para compor o Poder Executivo.

Em visita ao Jornal O Presente, o prefeito eleito falou sobre a vitória nas urnas, o processo de transição, composição da equipe de governo e a relação que espera ter com a Câmara de Vereadores. Confira.

 

O Presente (OP): O senhor foi eleito com uma diferença pequena de votos em relação ao prefeito Paulo Feyh (PSC), que disputava a reeleição. Qual análise o senhor faz deste resultado?

João Laufer (JL): Os dois candidatos eram de qualidade e até por isso os eleitores estavam em dúvida na hora de decidir o voto. Recebi a maioria dos votos porque me preparei 20 anos. Desde que entrei na vida pública me preparei para um dia ser prefeito de Quatro Pontes. Como em minha vida sempre procurei ajudar ao próximo creio que não seja nada mais do que justo que recebesse esta votação expressiva que tive.

 

OP: Essa diferença pequena, de apenas 33 votos, lhe dá ainda mais responsabilidade para governar Quatro Pontes?

JL: Com certeza. Essa diferença que recebemos no número de votos vai nos motivar ainda mais para trabalharmos visando unir a população. Vamos governar para que possamos, na próxima eleição, aumentar essa diferença no percentual de votos.

 

OP: Quatro Pontes passou a ter uma política bastante acirrada nos últimos anos. Como o senhor acha que será no seu governo?

JL: Acredito que teremos bastante trabalho para unir a nossa população, mas devemos lembrar que Quatro Pontes está acima de tudo, indiferente de uma eleição. Precisamos trabalhar pela população e unir a comunidade novamente. Queremos administrar o município juntamente com os quatro-pontenses.

 

OP: Qual deve ser o próximo passo? Já houve um contato inicial com o prefeito para começar o processo de transição?

JL: Entraremos em contato para fazermos a transição juntamente com a equipe que estará conosco no próximo ano.

 

OP: O senhor já definiu quem deve ser a equipe de transição?

JL: Ainda não. Estamos conversando com algumas pessoas e devemos definir ainda nesta semana.

OP: Como o senhor acha que receberá a prefeitura no dia 1º de janeiro?

JL: Acredito que a prefeitura estará em uma boa situação, porque o prefeito certamente não deixará nada para trás que possa responder futuramente. Então ele deve estar consciente disso. E a prefeitura será entregue em boas mãos. Sairá de boas mãos e seguirá em boas mãos. Eu e Tiago faremos um bom trabalho, como ele deveria ter feito ou fez.

 

OP: O senhor pretende se licenciar do mandato de vereador para se dedicar à transição?

JL: Não. Continuarei na Câmara porque fui eleito para um mandato de quatro anos e quero continuar exercendo o papel de legislador e fiscalizador.

 

OP: Quando o senhor pretende começar a montar sua equipe de governo? Já há algum nome definido?

JL: Vamos assumir o governo com a equipe completa, mas ainda não conversamos sobre isso, até porque a eleição recém terminou no domingo (02). Eu e o Tiago vamos sentar para conversar e definir os melhores nomes possíveis para a nossa administração.

 

OP: O que os munícipes podem esperar do governo de João e Tiago?

JL: Um governo aberto, uma prefeitura aberta ao povo, em que a população terá vez e voz e vai ajudar na decisão envolvendo grandes obras, principalmente. Vamos estar à disposição do povo todo dia.

 

OP: Quais devem ser as primeiras ações que o senhor pretende implementar assim que assumir o governo municipal?

JL: Vamos promover um atendimento mais próximo na área de saúde. Hoje um paciente precisa percorrer 80 quilômetros (para receber atendimento médico em hospital). Queremos fazer com que nossos pacientes sejam atendidos o mais próximo possível.

 

OP: O senhor acredita que é possível reabrir ainda no ano que vem o hospital municipal?

JL: É uma meta minha e do Tiago, que será um vice-prefeito que estará sempre ao meu lado. No ano que vem queremos reabrir o hospital municipal e iremos atrás de recursos para isso. Faremos de tudo para reabrir o hospital já em 2017.

 

OP: Pela composição da Câmara de Vereadores para a próxima legislatura, embora ainda pode haver mudança dependendo do julgamento de recursos na Justiça Eleitoral, como o senhor acha que será relação entre os poderes Executivo e Legislativo?

JL: Esse relacionamento será muito bom. Tenho certeza disso, porque os vereadores que foram eleitos têm interesse em colocar o município sempre à frente de tudo. Conheço todos e são meus amigos. Faremos um bom trabalho juntamente com a Câmara. Após haver o julgamento dos recursos na Justiça Eleitoral quero reunir todos os vereadores eleitos para debatermos sobre isso.

 

OP: O senhor deve participar das conversas para escolha da futura mesa diretiva da Câmara?

JL: Acho que os vereadores eleitos podem decidir entre eles, até porque todos são meus amigos, mas se eu puder colaborar de alguma forma ficarei à disposição.

 

OP: Pelos vereadores eleitos da oposição, o senhor acha que possuem um perfil de que farão um trabalho acirrado?

JL: Acredito que não. Quero ser fiscalizado e isso exijo deles, e com certeza farão um bom trabalho. Quatro Pontes só tem a ganhar com esses candidatos que foram eleitos. Sei que todos farão um bom trabalho e de forma alguma um vai agredir o outro, até porque vamos procurar manter um bom diálogo.

 

OP: Existe alguma possibilidade de algum vereador eleito ou partido do grupo que hoje está na situação venha a integrar o seu governo?

JL: Todos que foram eleitos estão com as portas abertas. Se quiserem fazer parte da administração e quiserem ver Quatro Pontes crescer as portas estarão abertas e podem me procurar ou procurar o Tiago, que estaremos juntos para desenvolver este trabalho.

 

Serei um vice-prefeito presente na administração, diz Tiago Hansel

Professor universitário com mestrado, experiência em gestão pública que já soma cerca de dez anos, vereador. Este é um breve currículo de Tiago Hansel (DEM), eleito aos 28 anos para ser vice-prefeito de Quatro Pontes na gestão 2017/2020.

O democrata afirma que pretende não apenas ocupar o cargo eletivo, mas estar presente no próximo governo municipal. Serei ativo na administração. Pretendo acompanhar todas as ações e decisões, diz.

Desta forma, comenta, o prefeito eleito poderá acompanhar mais de perto a parte política. Pretendo contribuir a partir do meu conhecimento de administração pública no todo para que seja possível tomar decisões corretas, expõe.

O vice-prefeito eleito diz que não descarta assumir algum cargo na administração. O futuro prefeito, no entanto, informa que Tiago vai ocupar sim alguma função. Quero que o Tiago esteja ao meu lado, responde João Laufer.

O democrata diz que a população poderá aguardar a formação de uma equipe de governo muito forte e atuante. Todos terão conhecimento de causa, currículo, experiência. Teremos inclusive dificuldade em escolher os secretários, porque são muitos nomes bons, conclui.

Copyright © 2017 O Presente