
Com sua experiência de oito anos como vereador e outros oito anos como prefeito, o agricultor e empresário Norberto Pinz (PMDB) foi reconduzido no domingo (02) ao cargo de prefeito do município de Nova Santa Rosa com uma vantagem de 432 sufrágios sobre o atual prefeito Rodrigo Fernandes (PP). O peemedebista formou dobradinha puro-sangue tendo como candidato a vice-prefeito o ex-
vereador Noedi Max Hardt.
A coligação oposicionista liderada por Pinz e Hardt foi chancelada pelo PMDB, PSD, PSC, PDT, PTB e PSL. Além da vitória nas urnas ao comando dos destinos do município, o grupo elegeu cinco dos nove vereadores e desta forma terá maioria na Câmara. Agradecemos a Deus por nos ter permitido esta vitória magnífica, assim como pelas pessoas que pediram para que Deus nos iluminasse nesta caminhada. É fundamental agradecer a todos, àqueles que torceram e votaram em nós, disse ao O Presente.
Ele também agradeceu a todos que ajudaram o seu grupo e às lideranças que colocaram seus nomes à aprovação da comunidade.
Em entrevista, o prefeito eleito destacou algumas das áreas que pretende investir, além de abordar assuntos relativos ao processo de transição político-administrativa e enaltecer o espírito democrático e de colaboração que pretende implantar a partir de 1º de janeiro de 2017 em seu terceiro governo enquanto mandatário municipal. Confira.
O Presente (OP): O senhor foi eleito com 53% dos votos. Na sua avaliação este resultado é fruto do quê?
Norberto Pinz (NP): Eu acredito que seja fruto do trabalho sério de toda nossa equipe, dos nossos candidatos a vereador e cabos eleitorais que entenderam a mensagem transmitida pelo povo, que ansiava por mudança com honestidade, trabalho, desenvolvimento e, principalmente, falando a verdade. O povo demonstrou nas urnas o que sentia. O interior do município não estava bem atendido. É o interior que elege o prefeito, por isso tivemos a maioria absoluta dos votos na área rural. A prefeitura nunca esteve tão bem equipada para executar melhorias no interior como neste mandato, mas nem tudo foi feito. Aplicaremos em nosso governo o lema pelo campo e pela cidade, que foi utilizado por nós durante a campanha.
OP: Nova Santa Rosa conta com uma política muito acirrada entre situação e oposição. Como deve ser o relacionamento daqui para frente?
NP: A partir do dia 1º (de janeiro de 2017) seremos o prefeito e vice de todos os nova-santa-rosenses. Queremos governar para todos sempre com a nossa humildade e simplicidade; é dessa forma que pretendemos e vamos atender a todos. Não existe mais partido político, sendo que o foco agora é pensar e trabalhar sempre para o bem de Nova Santa Rosa na educação, saúde, indústria e comércio, agricultura, cultura, esportes, ou seja, em todas as áreas. Precisamos e vamos focar no desenvolvimento do município, porque este é o desejo de todos.
OP: Qual será o papel do vice-prefeito eleito Noedi no futuro governo?
NP: O Noedi é um grande parceiro. Ele perdeu a eleição passada como candidato a vice-prefeito e continuou trabalhando, concorreu novamente como vice e saiu vitorioso. Nesses quatro anos ele trabalhou e atendeu mais de 500 pessoas que foram encaminhadas aos hospitais da região e em Curitiba. Ele era procurado diretamente pela população quando esta não era atendida pela prefeitura. O Noedi foi peça fundamental na nossa vitória e por este motivo exercerá um excelente papel como secretário municipal na nossa administração.
OP: Passada a eleição, qual será o próximo passo? Montar uma equipe para fazer a transição?
NP: Temos uma lei na Câmara tratando da equipe de transição e vamos verificar para chegar no dia 1º de janeiro com todos os dados em mãos quanto à real situação financeira da prefeitura, assim como dos projetos encaminhados e dos projetos que deixaram de ser enviados nas áreas de assistência social, saúde, educação, entre outras áreas. Alguns projetos deixaram de atender ao anseio da população, como por exemplo na área da habitação.
OP: Como o senhor acredita que receberá a prefeitura no dia 1º de janeiro?
NP: Ainda restam praticamente três meses, então particularmente não sei o que vai acontecer neste período. Hoje nós ainda não temos esta avaliação. Apesar de ser fim de mandato, ainda podem ser cometidos alguns equívocos que deixariam a prefeitura, quem sabe, com uma dívida para assumirmos no futuro.
OP: Quando o senhor pretende começar a montar sua equipe de governo? E quando este trabalho deve ser concluído?
NP: Este trabalho será iniciado nos próximos dias, até porque estaremos encaminhando a documentação para realizar a transição da maneira mais tranquila possível com todos os papéis que precisam. Ainda neste mês iremos a Curitiba e Brasília para conversar com os deputados que nos apoiaram para dialogar com eles a respeito do recebimento de emendas parlamentares. Temos vários deputados federais que nos apoiaram, além de senadores, sendo que vamos buscar isso em Brasília ainda neste ano porque ano que vem será muito tarde. Vamos procurar todos aqueles que fazem parte da nossa coligação de partidos para conquistar recursos em benefício de todas as áreas.
OP: O que os munícipes podem esperar do seu terceiro governo?
NP: A transparência, lealdade e o companheirismo, que são algumas das nossas marcas. Abriremos as portas da prefeitura de segunda a sexta-feira atendendo a cada munícipe, mesmo porque a prefeitura é de todos os cidadãos. Vamos manter as portas abertas para que a população realmente possa buscar a prefeitura em todos os momentos e estaremos à disposição da nossa comunidade para realizar um governo com transparência, humildade e com muita eficiência. Criaremos uma equipe com novos secretários para oportunizar uma Nova Santa Rosa mais justa e cada dia melhor.
OP: Qual deve ser uma das primeiras ações que o seu governo pretende promover assim que assumir o paço municipal?
NP: As nossas grandes prioridades estão na saúde e na educação. Retrocedemos dois índices na educação, portanto vamos trabalhar com muita dedicação para recuperar estes índices de qualidade no ensino. Outro item fundamental é ajudar o homem do campo porque o produtor rural não tem sábado, domingo e feriado, faça chuva ou faça sol o agricultor precisa retirar sua produção, leite, suíno, aves e peixes. As grandes empresas transportam ração e demais produtos agrícolas durante o dia e à noite, por este motivo precisamos dar atenção especial nas estradas rurais.
OP: O seu grupo político conseguiu eleger a maioria dos vereadores. Pela composição como o senhor considera que será a relação com a Câmara?
NP: A Câmara Municipal teve boa renovação com a eleição de novos vereadores. Irei na Câmara para conversar com os nossos vereadores para que tenhamos um clima de trabalho ideal. Queremos tranquilidade, além de estabelecer parceria com os vereadores para que Nova Santa Rosa possa crescer e se desenvolver como um todo. Eu fui vereador por oito anos, por isso vejo que todos os eleitos – situação e oposição – devem trabalhar com o único objetivo de buscar o melhor para a nossa população e para o município de Nova Santa Rosa.
OP: O senhor acredita que os vereadores de oposição terão um perfil mais combatente?
NP: Acredito que não. Penso que apesar de ter quatro opositores os vereadores devem ser nossos parceiros nos bons projetos que a nossa equipe vai elaborar. Acho que eles estarão conosco aprovando todos os projetos para que tenhamos um diálogo produtivo e estejamos juntos em todos os momentos decisivos para o desenvolvimento do nosso município. Teremos uma Nova Santa Rosa sem agressões e sem opressão, com muita harmonia e paz.