Fale com a gente

Política Eleição suplementar

Ivo Roberti é eleito prefeito de Serranópolis do Iguaçu

Publicado

em

Prefeito eleito recebeu 53,7% dos 3.391 votos válidos, no domingo (07); eleição foi convocada após cassações do prefeito e vice (Foto: Reprodução/RPC)

 

Com 53,7% dos 3.391 votos válidos, Ivo Roberti (PDT) foi eleito prefeito de Serranópolis do Iguaçu no domingo (07).

A escolha foi feita em uma eleição suplementar, convocada depois que o ex-prefeito Luiz Carlos Ferri (MDB) e o vice Diogo Achtenberg (PSC) tiveram os mandatos cassados.

Segundo apuração divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Roberti recebeu 1.821 votos. O candidato que concorria com ele, Jair Daronch (PMB), teve 1.570 votos e ficou com 46,3% dos votos válidos.

Foram registrados 3.542 votos, sendo 45 votos brancos (1,27%) e 106 nulos (2,99%).

O prefeito eleito neste domingo e o vice, Gilberto Marsaro (PDT), devem ser diplomados até o dia 26 de abril, segundo a Resolução 821/2019 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

 

Eleição fora de época

As cassações do prefeito e do vice-prefeito de Serranópolis do Iguaçu, que geraram a eleição suplementar para os cargos, ocorreram após denúncias do Ministério Público Eleitoral (MPE) de que Luiz Carlos Ferri (MDB) e Diogo Achtenberg (PSC) conseguiram votos em troca de dinheiro e até de remédios para se elegerem.

Com a cassação, os dois não poderão participar de outras eleições pelos próximos oito anos e devem pagar multa de R$ 1.064,00. O vereador Vinícius Fracaro recebeu a mesma condenação no processo.

Nesta semana, a defesa dos três cassados informou que que pretende recorrer da decisão do TSE e que a eleição suplementar realizada neste domingo pode ser anulada. Ainda conforme a defesa dos políticos, a condenação deles se baseou em provas obtidas de forma ilegal e contraditórias.

 

Com G1 PR 

Copyright © 2017 O Presente