Fale com a gente

Política Crítica

Marco Aurélio chama de “mordaça” decisão do STF de tirar reportagens do ar

Publicado

em

O texto foi publicado na última sexta-feira (12). A decisão do ministro foi dada no sábado (13) (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a criticar nesta quinta-feira (18) a decisão de Alexandre de Moraes, que determinou a retirada de reportagem do site da “Revista Crusoé” e de “O Antagonista”.

O texto foi publicado na última sexta-feira (12). A decisão do ministro foi dada no sábado (13).

“Mordaça, mordaça. Isso não se coaduna com os ares democráticos da Constituição de 1988. Não temos saudade de um regime pretérito. Não me lembro, nem no regime pretérito, que foi um regime de exceção, coisas assim, tão violentas como foi essa. Agora o ministro deve evoluir, deve afastar, evidentemente, esse crivo que ele implementou”, afirmou Marco Aurélio em entrevista à “Rádio Gaúcha”.

O ministro declarou ainda que há um problema da autoestima entre os magistrados:

“Precisam tirar o pé do acelerador. Precisam ter menos autoestima e observar com rigor a lei das leis, que é a Constituição Federal. Não se avança culturalmente se não for assim”, disse.

Já o presidente do STF, Dias Toffoli, refutou a tese de que houve censura em entrevista ao jornal “Valor Econômico”. Para Toffoli, os veículos de imprensa orquestraram uma narrativa “inverídica” para constranger e emparedar o Supremo às vésperas de a Corte tomar uma decisão sobre a prisão após o julgamento em 2ª instância.

Na quarta-feira (17), Toffoli afirmou que os limites da liberdade de expressão estão estabelecidos na própria Constituição.

 

Com Poder360

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente