Fale com a gente

Política Ações estratégicas

Ministério da Justiça vai ampliar plano de segurança na fronteira do Paraná

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) adiantou na quarta-feira, 6, que o Ministério da Justiça vai definir ainda neste mês um plano para intensificar as ações de segurança nas regiões fronteiriças dos municípios paranaenses com o Paraguai e Argentina.

“Levei ao ministro da Justiça, Flávio Dino, os pedidos dos municípios paranaenses da fronteira com o Paraguai e Argentina. No final do mês, receberemos em Brasília, prefeitos e lideranças políticas, empresariais e sociais para garantir a segurança das regiões”, disse o líder do PT na Câmara dos Deputados após encontro com ministro em Brasília.

Vinte e duas cidades fazem fronteira com o Paraguai e a Argentina. Na fronteira paraguaia estão Santa Helena, Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Diamante D’Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Terra Roxa.

E na fronteira argentina, Santo Antônio do Sudoeste, Capanema, Barracão, Pranchita, Planalto, Bom Jesus do Sul e Perola do Oeste. “Além das cidades fronteiriças, temos que levar em consideração os municípios próximos que são impactados pelas fronteiras paraguai e argentina”, disse o deputado.

Força Nacional

Zeca Dirceu se refere aos municípios de Itaguajé e Querência do Norte. Em agosto, os gestores das duas cidades, Santo Antônio do Sudoeste e Guaíra mais a assessoria do deputado tiveram uma audiência com o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu de Alencar, para tratar da segurança das fronteiras do Paraná.

Os trabalhos, segundo o deputado, serão alinhados com a Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas) e Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) em um programa para auxiliar o grupo de trabalho das fronteiras. “Precisamos atuar nas fronteiras para reforçar a segurança e o bem estar da população que vive nestas cidades e nas regiões”, disse o líder do PT .

Ainda no final de agosto, o Ministério da Justiça autorizou a permanência da Força Nacional de Segurança Pública na região da tríplice fronteira Brasil-Argentina-Paraguai por mais 90 dias, ou seja, até o final do mês de novembro. Os militares da FNSP já estavam desde fevereiro, em apoio às forças de segurança locais. Ao longo desse período, eles atuaram em operações de combate aos crimes transfronteiriços, como o tráfico de drogas e de armas, crimes ambientais e contrabando de produtos.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente