Fale com a gente

Política

Momento mais duro do ajuste do Paraná está terminado

Publicado

em

Orlando Kissner/ANPr

Governador Beto Richa durante reunião com secretariado: Vamos retomar com força o ritmo das ações, obras e programas de governo

O governador Beto Richa disse ontem (27), em reunião com secretários e presidentes de empresas públicas, que o Paraná está retomando as obras, ações, programas e investimentos e enfrentará a crise nacional com foco no trabalho e na racionalização de custos e despesas. O Brasil não vai frear o Paraná. Pelo contrário: é o Paraná que vai ajudar a empurrar o Brasil pra frente, disse.

Richa destacou que o Estado vai continuar gerindo com responsabilidade e equilíbrio orçamentário. Vamos retomar com força o ritmo das ações, obras e programas de governo que são vitais para o nosso desenvolvimento, defendeu.

Frente à crise nacional, Richa afirmou que as ações de governo se voltam ao reaquecimento da economia do Estado, criação empregos em todas as regiões, e no fortalecimento à atração de investimentos e a qualidade de infraestrutura no Estado. Ele declarou ainda que os pagamentos atrasados dos fornecedores estão sendo colocados em dia e as obras de infraestrutura estão sendo retomadas gradativamente.

O governador voltou a afirmar que o Paraná se antecipou em relação aos outros Estados e tomou as medidas necessárias para manter as obras de infraestrutura. Adequamos, com muito sacrifício, a realidade do Paraná à perspectiva de um Brasil que enfrenta agora a combinação perversa de juros altos, inflação fora de controle e desemprego em marcha, expôs.

Com a aprovação na Assembleia Legislativa, o governador informou que o ajuste financeiro foi concluído. Porém, continuamos adotando ações administrativas para cortar gastos e economizar. Esse é um processo contínuo, de revisão diária, de racionalização das despesas, disse.

REFERÊNCIA NACIONAL

Richa fez um balanço da administração e citou alguns indicadores que mostram o crescimento nos últimos anos, como, por exemplo, o Ipea, que colocou o Paraná como o segundo Estado com o menor índice de desigualdade social do Brasil. Ele destacou que enquanto nos governos anteriores as empresas iam embora, hoje elas vêm para o Estado. Geramos o maior ciclo industrial da história do Paraná, defendeu.

Enquanto no Brasil o índice de desemprego cresceu, o Paraná foi o segundo Estado brasileiro que mais gerou postos de trabalho no primeiro quadrimestre, citou o governador. Temos muitos motivos para não nos deixar abater pelo pessimismo, opinou.

Copyright © 2017 O Presente