Fale com a gente

Política Patrimônio Público

MPPR apresenta primeira denúncia contra investigados na Operação Container

Publicado

em

Dezenove pessoas, seis das quais presas preventivamente, foram denunciadas pelo Ministério Público do Paraná nessa quinta-feira (02) como consequência da Operação Container, deflagrada em julho para investigar fraudes a licitações de coleta e destinação do lixo em diversas cidades paranaenses. (Foto: Divulgação)

Dezenove pessoas, seis das quais presas preventivamente, foram denunciadas pelo Ministério Público do Paraná nessa quinta-feira (02) como consequência da Operação Container, deflagrada em julho para investigar fraudes a licitações de coleta e destinação do lixo em diversas cidades paranaenses.

Treze empresários ligados a dois grupos econômicos, cinco funcionários de um desses grupos, um ex-estagiário e um servidor do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foram denunciados por integrarem a organização criminosa. Ao oferecer a denúncia, o Ministério Público requereu a manutenção das prisões preventivas e que o servidor do IAP seja afastado do cargo e proibido de frequentar qualquer das sedes do Instituto.

A denúncia é a primeira apresentada no âmbito da Operação Container, que teve origem em investigação conjunta dos núcleos de Guarapuava (Centro-Sul paranaense) do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria). A ação penal (número 0003622-21.2018.8.16.0104) tramitará no Juízo Criminal de Laranjeiras do Sul, que também deferiu as medidas de busca e apreensão e prisão cumpridas na semana passada.

Contando com a colaboração do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), as investigações continuam a apurar a prática dos crimes de cartel, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva e crimes contra o meio ambiente no âmbito de licitações municipais para contratação do serviço de destinação de resíduos sólidos pelos integrantes da organização criminosa denunciada.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente