Fale com a gente

Política ELEIÇÕES 2018

“Não vou governar para grupos políticos”, diz João Arruda

Publicado

em

O candidato do MDB ao governo do Paraná, João Arruda, afirmou que sua gestão será transparente e dará voz à população de todos os municípios do Estado (Foto: Divulgação)

O candidato do MDB ao governo do Paraná, João Arruda, afirmou que sua gestão será transparente e dará voz à população de todos os municípios do Estado. “Ninguém governa sozinho, quero ouvir todos, quero que apresentem soluções. Não vou governar para um grupo político, e sim para 399 municípios, para todos os paranaenses”, disse Arruda durante entrevista à Rede Aerp de Notícias, da Associação Rádio Difusora de Paraná, na manhã desta quinta-feira (13), em Curitiba.

Confira abaixo alguns dos principais tópicos da entrevista.

 

Combate à corrupção

“Fui relator da Nova Lei de Licitações, que abordou o uso da tecnologia como instrumento para combater a corrupção, através do portal da transparência. Com esse tipo de iniciativa, escândalos como o da Operação Quadro Negro, que desviou verbas da educação durante o governo Beto Richa, seriam evitados. O combate à corrupção tem que ser preventivo”.

 

Crise nas finanças no Paraná

“A Lei de Diretrizes Orçamentárias prevê R$ 69 bilhões para o próximo ano, mas não há como colocar dinheiro rápido no caixa do Estado. Precisamos incentivar pequenas e médias empresas, para fomentar novos empreendimentos e assim aumentar a arrecadação. A proposta não é aumentar impostos, mas fazer em estudo para baixar alguns tributos aprovados no “tarifaço”, como o IPVA. Baixar as contas de água, energia elétrica e também o gás de cozinha”.

 

Reajuste dos servidores

“Todos os servidores merecem um reajuste com igualdade, sem distinção. O atual Governo foi irresponsável e assaltou o Fundo de Previdência dos servidores”.

 

Posicionamento no espectro político

“Me defino como um político de centro-esquerda, devido à preocupação com as causas sociais. Sou oposição ao atual modelo de gestão e busco equilíbrio, harmonia, e não apenas votos de esquerda ou de direita”.

 

Relação com Requião

“Vou governar com independência, mas nada impede que consulte ex-governadores sobre programas importantes, como o próprio Requião ou Jaime Lerner, independentemente de partido político”.

 

Ausência de Ratinho Jr. nos debates

“Meu adversário, Ratinho Jr, não participa dos debates comigo. Ele se apresenta como mudança, mas quem fez parte do atual Governo não é mudança, é continuidade”.

 

Perguntas das redes sociais

João Arruda também respondeu perguntas que a Rede Aerp coletou nas redes sociais sobre saúde, educação, desemprego, segurança e verbas para publicidade. O candidato reiterou seu compromisso de consertar o que hoje funciona de maneira precária no Estado:

– Consertar as viaturas policiais e dar suporte ao efetivo para que estejam presente nas ruas. Reativar as patrulhas rural e escolar. Construir penitenciárias para que as delegacias deixem de atuar como “cadeiões”.

– Programa de incentivo para o primeiro emprego dos jovens. Trocar impostos por postos de trabalho.

– Fornecer insumos básicos para o funcionamento dos hospitais. Reduzir as filas nas unidades de média e alta complexidade. Estabelecer parcerias com as prefeituras.

– A professora e candidata a vice-governadora Eliana Cortez estará à frente do projeto Chão da Escola, com prioridade para o fundo rotativo, que atende às necessidades básicas das escolas.

– Serão definidos critérios para a destinação das verbas publicitárias em campanhas educativas e de prevenção.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente