Arquivo/OP
Prefeito de Santa Helena, Juce: Não há motivação alguma para não sentar na mesa e resolver a situação
O prefeito de Santa Helena, Jucerlei Sotoriva (Juce), demonstra preocupação com a greve dos professores, que já se estende por mais de um mês. Por isso, o mandatário sugere que a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) promova uma assembleia para debater a problemática. A ideia é reunir prefeitos e um representante do Governo do Estado.
O calendário escolar, se voltar de forma imediata, fica comprometido. Mas se não voltar logo nem em 2016 consegue fechar 2015, declarou ao O Presente. Queremos colocar um basta. Ninguém suporta mais a greve: nem alunos, pais, governo e nem os professores. Não há motivação alguma para não sentar na mesa e resolver a situação, afirma o prefeito.
Conta que fica aos municípios
Juce diz que sua posição é clara sobre o retorno às aulas, mas avalia que os professores não voltam se não houver avanço nas negociações e seja aplicado o índice da reposição salarial, de aproximadamente 8%. Já o governo propôs 5%.
Conforme o mandatário, a sociedade e os municípios estão pagando a conta da greve e, no caso das prefeituras, o transporte escolar e outros setores colecionam prejuízos. Só em Santa Helena, revela o prefeito, as cifras devem passar de R$ 200 mil em virtude da greve.